Cotidiano

Projeto ´Sisteminha` leva alimento e renda para famílias do campo

Tecnologia de baixo custo propõe alimentação saudável e autonomia ao pequeno agricultor

Da agricultura sustentável, aliada ao objetivo de levar autonomia ao pequeno agricultor, surgiu o projeto ´Sisteminha`, uma iniciativa com autoria do pesquisador Luís Guilherme, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Piauí, (Embrapa-PI) e que já alcançou muitos estados do Brasil e sete países do continente africano, como Gana e Camarões. A ideia de modelo agrícola de um sistema integrado para produção de alimentos também chegou a Roraima e conta com parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (SEAPA).

O ‘Sisteminha’ é constituído pela construção artesanal de um tanque para piscicultura com sistema de recirculação e filtragem, que também alimentará a irrigação de pequenas hortas. Adequado para áreas a partir de 100 m², o projeto tem como principal vantagem o baixo custo de até R$ 2 mil, sendo uma solução acessível e facilmente adaptável à vida no campo. 

O representante do Fórum da Agricultura Familiar, Paulinho Cabral, falou sobre a implantação do primeiro modelo que servirá de exemplo na construção de outros ´sisteminhas` no estado. O local escolhido foi o Parque de exposição de Roraima, conhecido por sediar eventos como a Expoferr. 

“A proposta é levar alimentação de qualidade produzida para famílias de até cinco pessoas. Caso a produção seja excedente, serão livres para a comercialização. O local será usado como demonstração para técnicos que desejam levar a proposta para outros agricultores e até para aulas práticas da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima. O tanque construído suporta 150 peixes e é feito de ferro e cimento, mas há outras formas com custos menores. A possibilidade de hortas e espaço para criação de uma granja garante alimentação completa para as pessoas envolvidas”, explicou Paulinho.

O analista da Embrapa William Couto, ressaltou a participação e difusão do projeto ‘Sisteminha’ à população do campo. “O trabalho da Embrapa é ministrar cursos e mostrar como o modelo agrícola sustentável pode ser aplicado. A ideia é que os técnicos espalhem a notícia e possamos ampliar ainda mais no projeto em Roraima. Toda produção é pensada para render durante o ano inteiro para que não falte proteína e legumes à família, o que gera muitos benefícios”, disse Couto.

A chefe da Casa do Produtor Rural do Município de Bonfim, Jayne Pereira, esteve no Parque de Exposição de Roraima para aprender sobre as tecnologias aplicadas na execução do projeto ‘Sisteminha’. 

“300 famílias já estão inscritas para serem beneficiadas com esse sistema, por isso viemos aprender para poder ensinar o passo a passo. Hoje estamos observando a construção do tanque, mas iremos solicitar formas de manejo com os peixes. Fizemos um grupo e muitos membros já demonstram ansiedade para finalmente começarmos a desenvolver as ações”, disse Jayne.