Cotidiano

Projeto Bomba Hidráulica Ecológica representa Roraima em feira

Bomba hidráulica realiza a irrigação das plantas sem a necessidade do uso de energia elétrica. Feira de ciências ocorre no Rio Grande do Sul

A Escola Estadual Professor Geraldo da Silva Pinto, localizada no município de Alto Alegre, desenvolve o projeto Bomba Hidráulica Ecológica, que concorrerá de 21 a 25 de outubro na Feira de Ciências da cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

 O objetivo do projeto é auxiliar os agricultores do município que trabalham com horta, pois a bomba hidráulica realiza a irrigação das plantas sem a necessidade do uso de energia elétrica. Para confecção da bomba hidráulica é utilizado carneiro hidráulico, cano e um tambor de água de 200 litros.

  “Como nós sofremos com a falta de energia constante no Estado e alguns agricultores não possuem energia, desenvolvemos esse projeto para facilitar o trabalho deles”, explicou a coorientadora do projeto, Maria Anaselma Carvalho.

Atualmente é utilizada uma bomba nas dependências da escola e em um sitio, onde passa por testes. A ideia é ampliar a capacidade de água. “Nós queremos expandir a capacidade de água para 500 litros”, ressaltou a coorientadora.

O projeto é desenvolvido desde 2015 pelos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 1° ano do Ensino Médio e já concorreu nas Feiras de Ciências dos Estados de Recife e Minas Gerais. Recentemente participou na cidade de Campo Grande da 71° edição da Fetec (Feira de Tecnologias, Engenharia e Ciências) de Mato Grosso do Sul. Na Feira de Ciências Estadual de Roraima em 2018, ficou em primeiro lugar.

Durante as participações nas Feiras de Ciências, o projeto já ganhou troféus, certificados, medalhas, notebooks e os alunos, celulares. “Representar o Estado é uma responsabilidade muito grande. Além disso, é uma oportunidade de obter novos conhecimentos e principalmente conhecer novas realidades”, disse Maria.

De acordo com dados do Censo Escolar de 2018, a Escola atende 171 alunos no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Correção de Fluxo e EJA (Educação de Jovens e Adultos).