Cotidiano

Projeto auxilia e orienta surdos durante isolamento social

O projeto conta com uma rede de orientação aos serviços essenciais durante a pandemia do coronavírus, proporcionando a acessibilidade à comunidade às informações por meio da interpretação de Libras e LSV

Proporcionar à comunidade surda acesso à informação, comunicação, e auxílio em suas necessidades geradas pelo isolamento social, são os objetivos do projeto de extensão “Rede de colaboradores: acessibilidade à comunidade surda em tempos de pandemia”, que faz parte do Programa da Universidade Federal de Roraima (UFRR) no apoio ao enfrentamento do coronavírus.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Pastoral do Surdo e a associação de surdos de Roraima, por meio do trabalho de cinco bolsistas e colaboradores internos e externos a UFRR, que criaram uma rede de serviços de orientação aos serviços essenciais durante a pandemia do coronavírus, proporcionando a acessibilidade à comunidade às informações por meio da interpretação de Libras e LSV.

De acordo com a bolsista do projeto, Derly Rodrigues, o objetivo é mediar e orientar a comunidade surda sobre seus direitos sociais, por meio da Libras e da LSV.

“Como nesse período os atendimentos nos mais diversos órgãos públicos está sendo feita de forma remota, estamos dando esse auxílio para que a os surdos brasileiros e imigrantes possam ter acesso a serviços essenciais que estão sendo prestados de forma virtual e por telefone, como a emissão de carteira de trabalho, auxilio emergencial, entre outros”, explicou.

Os serviços podem ser solicitados pelos números (95) 99115-1160  e (95) 99139-1557. A solicitação será agendada e encaminhada a um bolsista e/ou colaborador para atendimento.

Serviços de auxílios em gerais (auxílio emergencial, carteira de trabalho digital, currículo vitae, documentos de refúgio etc) serão incluídos na agenda para pronto atendimento. Qualquer surdo do estado pode solicitar os serviços de tradução e interpretação remota.