Cotidiano

Projeto criado por estudantes aborda queimadas na Amazônia

Alunos realizaram uma caminhada alertando sobre o tema

Estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental da escola “Joselma Lima de Souza” realizaram uma caminhada na Avenida Yandara no município de Rorainópolis. Os alunos contaram com apoio da Polícia Militar de Rorainópolis, Corpo de Bombeiros, DETRAN, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, além de outros estudantes. A caminhada reuniu 180 estudantes, professores e comunidade em geral.

Para essa caminhada educativa  foram feitos diversos cartazes e faixas expressando a importância da preservação dos rios, da floresta, do ar puro amazônico, dos animais, enfim, da natureza como um todo. Além da caminhada, estudantes e professores construíram um planeta de 2m de diâmetros com papel reciclado.

A Caminha Educativa pela Amazônia se trata de um projeto idealizado pelas próprias crianças sob orientação dos professores: Thony Costta, Cícero Deon e Helionara.

A ideia surgiu a partir de uma lição na matéria de geografia que trata das queimadas no Brasil em 2014, precisamente no Estado do Maranhão e Pará, conforme imagens disponibilizadas em um livro.

“O tema coincidiu com diversas matérias jornalísticas veiculadas pela imprensa nacional e internacional que destaca as queimadas na Amazônia, logo, o assunto, fora levado para a sala de aula por vários alunos/as, as expressões orais contribuíram  enriquecedoramente com a socialização coletiva acerca da temática” explicou o professor Thony Costta

Ao meio às discussões as crianças expressaram sentimentos de tristeza e impotência frente ao que se lê e se assiste diariamente nestes últimos dias. “Neste contexto surgiram diversos questionamentos, entre eles, o que poderíamos fazer para mudar essa realidade local de efeitos global catastróficos” disse.

Publicidade