Cotidiano

Projeto da Escola Lobo D'Almada é destaque em olimpíada da Fiocruz

A olimpíada é voltada aos alunos de escolas públicas e privadas de todo Brasil

O projeto “Acolhimento, somos responsáveis pelo que cativamos”, implantado na Escola Estadual Lobo D’Almada, foi selecionado como Destaque Regional Norte na 10ª Obsma (Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente), promovida pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

A olimpíada é voltada aos alunos de escolas públicas e privadas de todo Brasil, com o objetivo de estimular a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no país.

“Fico muito feliz pelo reconhecimento, porque valoriza os jovens que são solidários e preocupados com o próximo, além de demonstrar as boas ações que ocorrem no âmbito escolar em prol da sociedade”, destaca a professora e orientadora do projeto, Maria Bernadete. 

 A iniciativa surgiu há dois anos, com o objetivo de atender alunos que estivessem passando por problemas emocionais. Antes da pandemia, os alunos prestavam um atendimento inicial aos colegas que necessitavam de ajuda e os encaminhava para o SOE (Serviço de Orientação da Escola), que adotava as providências necessárias.

 Como forma de amenizar o momento de angústia que alguns estão passando devido à pandemia, o projeto continuou por meio de aplicativos, como Google Meet, com a oferta de palestras sobre saúde emocional para os estudantes e comunidade em geral.

 As palestras contaram com a participação de psicólogas voluntárias, que trabalharam diversas temáticas, como ansiedade, depressão, motivação para a vida, entre outros temas relacionados ao momento de pandemia (Foto: Divulgação) 

Atualmente, o projeto é formado por um grupo de 30 alunos do Ensino Médio. Para a estudante Alexsandra Lima Oliveira, escolhida para representar os colegas na olímpiada, este é um momento de reconhecimento.

 “É maravilhoso fazer parte desse projeto, porque temos a oportunidade de ajudar mais pessoas. Também fico gratificada pelo reconhecimento. Isso nos engrandece e é uma honra representar os meus colegas, já que todos se dedicaram a esse trabalho”, afirma.

 O projeto dos estudantes de Roraima concorreu na categoria Ensino Médio, dentro da modalidade Projeto de Ciências. Os participantes vão receber medalhas e certificados como premiação.

 PREMIAÇÕES – O projeto já obteve outros reconhecimentos, como o primeiro lugar no Parlamento Jovem Brasileiro, menção honrosa do MPRR (Ministério Público de Roraima) e segundo lugar na Feira de Ciências do Estado de Roraima (todos em 2019).