Cotidiano

Projeto de Educação Financeira para escolas públicas abre vagas em 2022 

O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br  

“A proposta, que leva formação gratuita junto a um material pedagógico lúdico e criativo no ensino da educação financeira, já alcançou 174 municípios brasileiros e abre adesão para as cidades de Roraima interessadas em receber o projeto em 2022”

Um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visa exercitar, as habilidades de poupar, empreender e investir, com atividades que podem ser realizadas a partir dos primeiros anos escolares até alunos do ensino médio!

A proposta com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, realizada pelo Instituto Brasil Solidário, chega ao Estado de Roraima, unindo frentes e parceria com organizações como a UNDIME – RR, para engajar e mobilizar os municípios da região para terem a oportunidade de receber todo o conteúdo do projeto, que envolvem desde a capacitação gratuita para os educadores da rede pública de ensino até a doação de todo o material pedagógico dos jogos educativos. 

As atividades contam com ações mobilizadas não só no Brasil, mas já atendendo escolas em Santiago, no Chile, com versões em português e espanhol.

Este ano, a iniciativa avança para uma nova etapa de expansão, com foco em chegar a 1 milhão de alunos beneficiários, já abrindo para o cadastro de adesão 2022. Os municípios interessados, podem entrar em contato através do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelo Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde está sendo disponibilizado o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN). 

Ao todo, mais 600 mil alunos já são beneficiados pelo programa no Brasil e mais de 10 mil alunos na experiência chilena. Diante dos desafios encontrados durante o período da pandemia, o projeto, buscou inovar e se reinventar, adaptando o Jogo Piquenique para uma plataforma Online, em formato de “game”, que já está disponível na versão em português e espanhol.

O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br  

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, todo o material pedagógico foi desenvolvido alinhado a Nova Base Nacional Comum Curricular, e possui certificação pela Estratégia Nacional de Educação Financeira ENEF.

Sobre os Jogos Piquenique e Bons Negócios

Para os alunos a partir de 6 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Já os estudantes a partir de 10 anos, recebem o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.