Cotidiano

Projeto de professor roraimense aborda inclusão em sala de aula

Objetivo de promover a formação continuada na área de Educação Especia

O aluno com deficiência tem direito à educação regular na escola, com aulas dadas pelos professores e atendimento especializado. Pensando nisso, que o projeto “Educação, Direito de Todos – O papel do professor a serviço da inclusão”, desenvolvido pelo pedagogo Wellington Alves da Silva tem ganhado destaque nacional por meio do projeto Innovare.

Com apoio do promotor de justiça Lincoln Zaniolo, da Promotoria de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idoso do Ministério Público de Roraima, avança mais uma etapa na disputa pelo Prêmio Innovare 2020, que homenageia boas práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

O projeto concorre ao prêmio na categoria Ministério Público e tem o objetivo de promover a formação continuada na área de Educação Especial e Inclusiva aos professores da sala de aula comum. Foram realizadas oficinas pedagógicas de capacitação aos educadores com temas para fortalecimento do processo de aprendizagem dos alunos com deficiência. 


As atividades foram desenvolvidas em duas escolas da rede pública municipal de Boa Vista com alunos da educação infantil. “A Constituição é clara quando trata da matrícula, acesso e permanência dos alunos, porém, os professores ainda têm muitas dificuldades em elaborar práticas pedagógicas inclusivas que favoreçam a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais”, destacou o pedagogo.

Prêmio Innovare

O objetivo do Prêmio Innovare é disseminar as boas iniciativas na área jurídica para todo o país. Quanto mais iniciativas, maiores as chances de cumprirmos o nosso papel de destacar estas práticas e estimular sua reprodução em outras regiões. Portanto, não há limite para inscrição de práticas por candidato. No entanto, serão aceitas apenas práticas que já estejam em andamento. Projetos e propostas de ação não podem ser inscritos.

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