Cotidiano

Projeto de realidade virtual ensina história de Boa Vista

Por meio da ferramenta tecnológica, os estudantes podem voltar no tempo

Óculos no rosto e os estudantes logo se transportam para a Boa Vista de 1830. Nas escolas municipais, a realidade virtual ajuda a contar mais de 100 anos de história do município. Esse é o objetivo do projeto BV-128, que foi implantado de forma experimental em duas escolas no ano passado e que será estendido para mais quatro escolas este ano.

O BV-128 é uma ferramenta tecnológica desenvolvida para ensinar de forma mais interativa e dinâmica a história de Boa Vista. As escolas Pequeno Polegar e Raimundo Eloy Gomes foram as primeiras contempladas e agora, as turmas do 3º ano das escolas Newton Tavares, Luiz Canará, Centenário e Frei Arthur também participarão do projeto. Professores das escolas contempladas passam por capacitação antes de iniciar as aulas.

“Em média serão 600 alunos atendidos em 21 turmas de seis escolas. É uma inovação, faz parte do Plano de Governo da prefeita Teresa Surita para que a inclusão digital chegue às nossas escolas, aos nossos alunos, para que eles possam aprender melhor”, explicou a gerente de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Angelita Nóbrega.

Na plataforma digital, Boa Vista foi reconstruída em quatro fases, a partir de 1830 até os dias atuais. Durante a simulação, os alunos podem, por exemplo, fazer um passeio pelas fazendas São Marcos e Boa Vista, conhecer o Forte São Joaquim e interagir com personagens de cada época.

A vantagem da plataforma é que ao inserir o estudante em um ambiente virtual, seja ele filmado ou produzido em computador, a sensação é semelhante à de estar de fato no local, aumentando o interesse pelo assunto. Além dos óculos de realidade virtual, professores e alunos vão contar ainda com tablets, lousas digitais e outras ferramentas nas aulas a cada bimestre.

A professora Raimunda Maria Alves participou do projeto-piloto. Segundo ela, os alunos demonstraram mais interesse em aprender a história de Boa Vista com o uso de realidade virtual.

“As crianças de hoje estão [inseridas] no mundo tecnológico, então essa ferramenta veio engrandecer ainda mais [o aprendizado], porque além da gente falar, eles estão vivenciando, se transportando para aquele momento histórico que fica memorizado. Então, o aprendizado é mais proveitoso”, disse.

BV-128 – O projeto começou a ser desenvolvido em 2018 – quando Boa Vista completou 128 anos (por isso o nome escolhido para o app é BV-128). Foi criado no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), pelo Grupo Canaimé, do Programa de Talentos e depois levado para duas escolas como projeto-piloto. Seu principal objetivo é resgatar a história de Boa Vista e levar para a sala de aula tecnologias inovadoras que auxiliarão o professor.

“O BV-128 modelou os cenários históricos de Boa Vista, para que os alunos tivessem a experiência num cenário onde aconteceu um determinado fato histórico. A nossa expectativa é que isso intensifique o aprendizado dos alunos. A realidade virtual vai possibilitar que eles possam vivenciar como era Boa Vista, como ela foi se desenvolvendo ao longo do tempo até chegar ao que nós temos hoje”, destacou José Tobias de Freitas, secretário adjunto de Tecnologia e Inclusão Digital. 

 Conheça a fases do BV-128 (linha do Tempo):

 

Capítulo 1 (Prólogo) – Forte São Joaquim e Fazenda São Marcos (1830 – 1835)

 

O jogo se inicia em 1830 quando o Forte já existe, e capitão Inácio Magalhães fundou primeira fazenda particular de gado bovino denominada de Boa Vista. Fase também do casamento de Inácio Lopes com Liberata Batista Mardel (1831), celebrado por Frei José dos Inocentes.

 

Capítulo 2 – Fazenda Boa Vista (1890 – 1905)

 

A segunda fase começa com a criação da Fazenda Boa vista, passando pelo período em que foi elevada à Freguesia de Nossa Senhora do Carmo (1958), até a criação da Vila Boa Vista do Rio Branco. 

 

Capítulo 3 – Município de Boa Vista do Rio Branco (1905 – 1930)

 

Esta foi a fase da criação do município de Boa Vista do Rio Branco, fundação da Prelazia do Rio Branco (1907), Jornal do Rio Branco (1920), Criação da Igreja de São Sebastião (1922), Instalação da escola da Prelazia dos padres beneditinos, hoje Escola São José (1924). Expedição Hamilton Rice (1925), reforma da Igreja Matriz (1929).

 

Capítulo 4 – Dias atuais (até 2018)

 

Nesta fase, as missões serão exploratórias pelas ruas de Boa Vista, permitindo conhecer as principais pontos turísticos e avenidas da cidade.