Cotidiano

Projeto do Ministério Público fica em 2º lugar em prêmio nacional

Execução do projeto teve parceria da Operação Acolhida em Roraima, que esteve a frente junto com o Ministério Público de Roraima

O projeto “Migração: Atuação do MPRR no enfrentamento da violência e promoção social de venezuelanos” ficou em segundo lugar no Prêmio Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2020.

O resultado foi divulgado neste quinta-feira (12), quando teve transmissão virtual pelo canal oficial do CNMPno YouTube: /conselhodomp. Do prêmio participaram 1.213 projetos entre os Ministérios Públicos do país.

Segundo o procurador de justiça Edson Damas da Silveira, o objetivo do projeto é colocar o Ministério Público do Estado de Roraima como mediador da situação de conflito vivenciada no estado, diante da entrada crescente de migrantes venezuelanos, principalmente nos municípios de Boa Vista e Pacaraima.

Damas que também é coordenador do Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos (GAEMI-DH), contou como e por que se iniciou a realização do projeto.

“Esse projeto teve causa inicial o conflito que ocorreu em fevereiro no município de Pacaraima, onde novos fatos aconteceram junto com a criminalidade envolvendo os venezuelanos. A população local se revoltou contra os imigrantes, foram às ruas e isolou Pacaraima, bloquearam a BR-174”, relatou.

Edson Damas contou que a premiação para o Ministério Público de Roraima foi uma grande satisfação pelo reconhecimento (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Operação Acolhida em Roraima junto com outras autoridades ligadas a segurança pública se reuniram no local para tomarem medidas para por fim nos conflitos.

“Algumas dessas deliberações foram o diálogo imediato com representantes da sociedade local, para por fim ao bloqueio, reuniões com as autoridades a fim de trocar informações, montar um sistema de inteligência a respeito do que estava acontecendo. O Exército [Operação Acolhida] também se comprometeu a escutar as lideranças locais, facilitou na prestação de serviços de saúde da população local e intensificou o dialogo com a população”, disse o procurador de justiça.

“É um projeto em parceria com a Operação Acolhida, e o general Barros foi muito importante na realização e articulação do projeto, estando a frente junto com o Ministério Público de Roraima”, ressaltou o procurador.

Ele comentou que, depois de mediar os conflitos que existiam no local, as autoridades municipais, estaduais e federais, dividiram funções, cada um com sua competência dando atenção e foco para Pacaraima.

Edson Damas contou que a premiação para o Ministério Público de Roraima foi uma grande satisfação pelo reconhecimento. “Ficamos imensamente feliz por sermos vice-campeões, o reconhecimento nacional pela gestão do ministério público diante de 1.213 projetos do Brasil todo, mostra também toda a importância do projeto”, disse.

O prêmio é um troféu de reconhecimento pelo segundo lugar na premiação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2020.