Cotidiano

Projeto escolar indígena vence em 1º lugar em Feira Científica 

A escola Vicente André será credenciada para participar de La Copa Science, evento de ciências mais importante do México

A Escola Municipal Indígena Vicente André da Silva, da Comunidade Truarú da Cabeceira se destacou mais uma vez com o projeto “Peixinho Cará: Do lago ao prato”. Ao participar da 5ª edição da Feira Mineira de Iniciação Cientifica na última quarta-feira, 3, de forma online, a escola venceu em 1º lugar na categoria Destaque Protagonismo Infantil, ganhando certificado e o credenciamento para participar de La Copa Science, o evento de ciências mais importante do México.

cerimônia de premiação ocorreu na manha deste sábado, 6, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Femic no youtube. Uma felicidade grande para a professora autora do projeto Ana Claudia Gino, e seus alunos Wesley Angelo e Dafnny Matias, que hoje estão no 1º ano do Ensino Fundamental e participaram da apresentação virtual na semana passada.

“O sentimento é de gratidão por estarmos com essa oportunidade em meio a pandemia, evidenciando a nossa educação indígena não só para o município e o estado mas a nível nacional e internacional. Muito feliz por mostrar a importância da nossa interculturalidade, da nossa origem e as nossas raízes. O comprometimento dos pais foi muito importante. Somos realmente vencedores por chegar tão longe com o projeto”, disse a professora Ana Claudia.

Peixinho Cará – O projeto indígena já vem se destacando há dois anos, foi um dos vencedores da primeira edição da Feira Municipal de Iniciação Cientifica de Boa Vista em 2019, participou e conquistou o segundo lugar na Feira Estadual de Ciências de Roraima (FECIRR). Com o sucesso na feira estadual a turminha foi credenciada para a feira mineira e agora levará o projeto a patamares internacionais.

O projeto deu evidência a umas das práticas de sobrevivência mais comuns dos povos indígenas da comunidade Truarú da Cabeceira, que é a pesca do peixinho cará. Também destacando os mais variados pratos típicos preparados pelas famílias da região, como a damorida, peixe frito, cozido. Além disso, para as famílias da comunidade pescar o peixe cará no lago Aninga é pura diversão.