Cotidiano

Projeto para mulheres imigrantes retoma nesta quinta-feira

A DPE desenvolve o curso em mediação de conflitos para as mulheres imigrantes ou refugiadas que estão em abrigos ou em situação de rua

O projeto “Facilitadoras de Diálogos”, uma iniciativa da DPE (Defensoria Pública do Estado) em parceria com a Organização das Nações Unidas, por meio da ONU Mulheres, realiza nesta quinta (20) e sexta-feira (21), a primeira oficina do ano voltada às mulheres imigrantes e refugiadas. A oficina será realizada no auditório da Defensoria, das 13h30 às 17h30.  

Ao todo, serão 11 ciclos de oficinas entre fevereiro e dezembro, sendo uma por mês. A metodologia é aplicada pela equipe do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM).

A DPE desenvolve o curso em mediação de conflitos para as mulheres imigrantes ou refugiadas que estão em abrigos ou em situação de rua. As aulas ocorrem na sede da DPE e dentro dos abrigos para imigrantes.

A gerente de Liderança e Participação em Ação Humanitária, Tamara Jurberg, explicou que, desde o ano passado, a ONU Mulheres tem uma iniciativa intitulada “espaços seguros”. “A gente começou fazendo dentro dos abrigos; depois, passamos a fazer também nas ocupações espontâneas e até na rodoviária, que é onde circula a população em situação de rua. E aí, nesses espaços seguros, nós temos encontros semanais com as mulheres e abordamos temáticas que surgem de uma demanda vinda delas, a partir de uma metodologia que a gente utiliza, chamada construção compartilhada”, pontuou a gerente.

Tamara afirma que era recorrente a questão de conflitos, por conta da relação muito intensa que as mulheres vivenciavam dentro dos abrigos. Relação que nem sempre é fácil, já que o contexto em que elas estão é bem delicado. “Construímos essa parceria junto com a Defensoria para a formação e mediação de conflitos, com o objetivo de melhorar a relação entre elas dentro dos abrigos, dentro das ocupações ou mesmo para as pessoas na área da rodoviária, em situação de rua”, declara a agente humanitária.

A defensora pública Elceni Diogo acredita que ensinar técnicas de mediação de conflitos pode melhorar a qualidade de vida dentro dos abrigos, empoderando as mulheres no que diz respeito ao domínio de um conflito e construindo uma cultura de diálogo e união.

“A mediação se baseia tanto no bom desenvolvimento do diálogo, como nas técnicas de negociação, mas com o objetivo de que todas as pessoas envolvidas em uma disputa ou conflito se sintam beneficiadas após a construção de um acordo, ou que, durante a mediação, esse diálogo transforme de modo positivo a relação dos envolvidos no conflito”, enfatizou a defensora.

Publicidade