Cotidiano

Projeto realiza encontros e oferece apoio à adolescentes migrantes 

Iniciativa do Balance Positivo constrói e repara laços sociais, promove a autossuficiência da comunidade e o bom uso e cuidado dos espaços públicos 

Uma iniciativa de fortalecimento institucional e integração socioeconômica de comunidades migrantes e refugiadas foi inaugurada na sexta-feira, 25, na Escola Estadual Treze de Setembro, por meio do Programa Integrando Horizontes, com o objetivo de atender os adolescentes do bairro. 

O Programa Integrando Horizontes está realizando encontros semanais com os adolescentes da escola incentivando-os a proteção e integração social por meio de sessões informativas e participativas com acesso a direitos e serviços, apoio psicossocial, formação profissional e formações para a vida.  

Nesse sentido, a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), criou um plano de fortalecimento para a instituição por meio da Iniciativa do Balance Positivo, a qual constrói e repara laços sociais, promove a autossuficiência da comunidade e o bom uso e cuidado dos espaços públicos.  

Este projeto é liderado por estudantes e o projeto estimula e promove a liderança juvenil por meio da criação de comitês juvenis e atividades que fomentam a cultura da paz.  

O programa apoiou na melhoria e embelezamento das instalações escolares, com a pintura e a produção de artes de grafitti, além disso foi produzido um projeto sustentável da criação de uma horta comunitária afim de ser um local de aprendizagem e participação dos estudantes.