Cotidiano

Projeto social será encerrado na noite desta quinta-feira

O evento será no Centro de Atendimento Social (CAS), do Senai-RR, a partir das 18h, localizado no Vila Jardim

O Plano de Desenvolvimento Social Territorial (PDST), que oferece aos moradores do Residencial Vila Jardim cursos profissionalizantes e educacionais, será encerrado nesta quinta-feira (31), pela Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima). 

Os participantes receberão materiais para desenvolver seus negócios. Carrinhos de churrasco, chapa de lanchonetes, secadores de cabelo, chapinhas, além de uniformes para capoeira e jiu-jitsu serão entregues. 

O evento acontecerá no Centro de Atendimento Social (CAS), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RR), a partir das 18h, localizado no Vila Jardim.

Há mais de um ano em atividades, o plano já atendeu mais de 1.200 pessoas em 24 cursos. Este projeto foi desenvolvido pela Codesaima e Caixa Econômica Federal, cumprindo uma determinação do Programa Minha, Minha Vida para que moradores de baixa renda do residencial tenham cursos que facilitem a entrada no mercado de trabalho e promovam a geração de renda.

O Senai-RR foi a empresa contratada para aplicar as aulas. Para isso foi construído o CAS, um espaço na área do Vila Jardim com salas de aula, unidades móveis e toda a estrutura necessária para o aprendizado de cursos como: panificação, culinária regional, corte e costura, construção, eletricista, cabeleireira, maquiagem, artesanato, entre outros.

Com o encerramento do contrato com o Ministério das Cidades, o PDST chega ao fim, mas o diretor de Habitação da Codesaima, Cláudio Barbosa, conta que o que está terminando é o programa a nível federal e que será estudada uma maneira de se fazer um projeto nos mesmos moldes a nível estadual. 

“Os cursos profissionalizantes serão encerrados, mas o curso de Educação Musical terá continuidade”, afirmou. Em agosto, a companhia entregou 135 instrumentos musicais paia o projeto social Simam (Sistema Integrado de Música da Amazônia), para que fosse desenvolvido este curso para 120 alunos entre jovens e crianças.

As práticas esportivas também continuarão com as aulas de capoeira, jiu-jitsu e torneios de futebol masculino e feminino.