Cotidiano

Projetos agrícolas de Roraima concorrem a prêmio do BNDES

A lista com o nome dos projetos habilitados para participarem do prêmio foi divulgada nessa quinta-feira, 27

Três Associações de Roraima estão entre os selecionados para concorrer ao Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais. A lista com o nome dos projetos habilitados para participarem do prêmio foi divulgada nessa quinta-feira, 27.

Serão premiadas até 10 ações de boas práticas de SATs no Brasil já realizadas, ou com etapas concluídas. Os três primeiros colocados receberão o valor bruto de R$ 70 mil, e os demais o valor de R$ 50 mil. A data para a divulgação dos vencedores ainda será definida.

De Roraima, estão concorrendo ao prêmio, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Banana do Entre Rios com o projeto “Sistema Agrícola Tradicional do Buriti e do Camu Camu”; Associação dos Povos Indígenas da Terra de São Marcos com o projeto “Sistema Agrícola Tradicional da Mandioca”; e Associação Indígena de Agricultura Orgânica Familiar de Uiramutã, que desenvolve a “Criação de Carneiros da Raça Barriga Negra”.

Sobre o Prêmio
– O objeto da premiação é reconhecer boas práticas de salvaguarda e conservação dinâmica de bens culturais e imateriais associados à agrobiodiversidade e à sociobiodiversidade presentes nos Sistemas Agrícolas Tradicionais no Brasil. Serão consideradas boas práticas as ações que tenham sido bem-sucedidas, tanto na sua execução quanto em seus resultados, e que mereçam divulgação e reconhecimento público.

Os sistemas agrícolas de povos indígenas e comunidades tradicionais são parte importante da dinâmica econômica de diversas regiões do país e sua manutenção está vinculada aos saberes ancestrais dessas populações, patrimônios culturais que guardam modos únicos de preservação da agrobiodiversidade.