Cotidiano

Promoção salarial beneficiará mais de 800 policiais civis de RR

Medida deve beneficiar médicos legistas, odontolegistas, peritos, agentes, escrivães, papiloscopistas, auxiliares e delegados

Cerca de 800 servidores da Polícia Civil em Roraima serão beneficiados com uma promoção salarial a ser efetivada no dia 19 de julho. A medida deve beneficiar médicos legistas, odontolegistas, peritos, agentes, escrivães, papiloscopistas, auxiliares e delegados.

A informação foi anunciada pelo Governo do Estado nesta segunda-feira, 06, após uma reunião com o governador Antonio Denarium (sem partido), o chefe da Casa Civil, Soldado Sampaio, o delegado-geral Hebert Cardoso e os deputados Nilton do Sindpol (Patri) e Renan Filho (Republicanos).

Conforme o Governo, a medida ocorre em alusão aos 16 anos da corporação, além de ser uma tentativa de valorizar os servidores estaduais. Para dar andamento ao processo foi instituída em maio deste ano a Comissão de Acompanhamento e Assessoramento para realizar um levantamento e identificar quantos policiais tem direito à concessão da promoção das categorias.

“Assumimos o compromisso de realizar a promoção no mês de aniversário de 16 anos de criação da PCRR, que é uma das principais instituições da nossa segurança pública, executando um relevante trabalho em prol da sociedade roraimense”, reforçou Denarium.

SINDPOL – O presidente do Sindicato dos Policiais Civil do Estado de Roraima (Sindpol-RR), Leandro Almeida, explica que o Governo vai promover o aumento de salários de 58 delegados e a promoção funcional dos demais 740 servidores da Polícia Civil.

“Nós já vínhamos negociando essa questão há bastante tempo. Essa promoção, na verdade, estava prevista para ocorrer em maio de 2019. Isso não diminui, entretanto, a importância da decisão que o governador tomou hoje”, afirmou.

O presidente ressalta ainda que o impacto financeiro é inevitável, sobretudo pelo fato dos servidores serem oriundos de apenas um concurso público, ou seja, terem todos o mesmo tempo de serviço e, assim, todos preencherem os requisitos ao mesmo tempo

“Isso é fruto da ausência de planejamento. Lá atrás, não pensaram nos efeitos de dar posse a quase 1 mil servidores na mesma ocasião. Esperamos que, daqui pra frente, isso seja revisto e que os servidores e a própria sociedade não sejam penalizados por fatos dessa natureza”, declarou.

Governo pediu revogação da lei que trata dos subsídios dos delegados

O anúncio da promoção acontece um dia após reclamações do Sindpol sobre o pedido de revogação da Lei Complementar nº 288/2020 em mensagem governamental encaminhada à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). 

A lei nº 287/2020 trata sobre o subsídio dos delegados da instituição. Porém, por conta de cobrança da categoria de agentes e demais servidores, o Governo do Estado decidiu sancionar a lei nº 288/2020, determinando que o aumento do subsídio dos delegados passasse a valer somente em 2023.

O sindicato inclusive chegou a se manifestar sobre o assunto afirmando que o Governo havia “voltado atrás novamente” e que ia garantir “o aumento dos delegados para ainda este ano”. No entanto, pouco tempo depois, o Governo do Estado anunciou a promoção para todas as categorias. A Folha entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Governo sobre a mensagem governamental e ainda aguarda retorno.