Cotidiano

Prorrogada campanha de vacinação contra a poliomelielite

A prorrogação da campanha é para que Roraima atinja a meta de vacinação de 41.298 crianças, de 1 a 5 anos de idade

Com o objetivo de alcançar a meta estipulada pelo MS (Ministério da Saúde) para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Sesau (Secretaria de Saúde), por meio do 
NEPNI
 (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), decidiu prorrogar a Campanha no Estado até o dia 20 de novembro.

A decisão foi acordada com o MS, após o diálogo com as coordenações municipais, com a finalidade de possibilitar aos municípios um prazo maior para as ações de imunização, a fim de alcançar a meta de vacinação de 41.298 crianças, de 1 a 5 anos de idade.

Até o momento, algumas localidades estão mais próximas de alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal. Entre elas, os municípios do Cantá, com 72% de cobertura, São João da Baliza (58%) e Bonfim (58.9%). Já os índices mais baixos, até agora, são dos municípios de Pacaraima, com 12%, Uiramutã (4,7%) e Normandia com (3,2%). Boa Vista apresenta 22,6% de cobertura vacinal.

“Durante a avaliação do número de doses da vacina disponíveis no estoque e o período de validação dos dados da vacinação, conversamos com as equipes municipais e ficou decidido que seria melhor ampliar o prazo. Os municípios terão condições de realizar atividades estratégicas para alcançar mais crianças”, esclareceu a gerente do NEPNI, Alice Dantas.

Em Roraima, até o momento, 11.265 crianças foram vacinadas, o que representa uma média de 27,28% de cobertura vacinal.

Segundo Alice Dantas, os pais não podem deixar de levar os filhos até a Unidade de Saúde mais próxima. “Todas as crianças nessa faixa etária de 1 a 5 anos de idade devem tomar as gotinhas. Mesmo que estejam com o esquema vacinal em dia, irão receber uma dose extra da vacina contra poliomielite”, reforçou.

Ela ressalta que a vacina é a forma mais eficiente de evitar a paralisia infantil, por isso é fundamental tomar as doses corretamente e manter a caderneta vacinal em dia. a Unidade

A prorrogação da campanha é válida para todos os municípios. Ao procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, os pais não devem se esquecer de levar a caderneta vacinal e, se não possuir, podem ir assim mesmo e solicitar uma caderneta na própria Unidade.