Cotidiano

Protocolo de retorno às aulas é debatido pela rede de ensino

Ainda não há data definida para esse retorno. Determinação que as aulas sejam retomadas com controle da situação do coronavírus

O protocolo de retorno às aulas na rede de ensino estadual foi tema de um encontro virtual que contou com representantes dos municípios do interior e do Governo do Estado na tarde desta quinta-feira, 20.  Ainda não há nenhuma data definida para esse retorno, mas segundo os dirigentes as discussões são necessárias para o planejamento e definição de estratégias a serem adotadas nas áreas de infraestrutura e de currículo das escolas e garantia de segurança da comunidade escolar.

Participaram do encontro representantes de Mucajaí, São João da Baliza, São Luiz, Pacaraima, Amajari, Normandia, Rorainópolis, Iracema, Caracaraí, Caroebe e Alto Alegre.

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, coordenou junto com a presidente da Undime/RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Roraima), Sueli Terezinha, a primeira reunião intersetorial da educação e saúde.

 O ponto principal foi a escuta qualificada dos secretários estadual e municipais de Saúde sobre os dados epidemiológicos de cada região. Os dados serão importantes para subsidiar as futuras tomadas de decisão quanto ao retorno das aulas.

Participaram da webconferência os secretários adjuntos de Educação, Semaias Alexandre e Aerton Dias, o secretário de Saúde do Estado, Marcelo Lopes, o adjunto Alexandre Salomão, secretários municipais de Saúde e Educação do interior do Estado, além de técnicos e servidores.

“Muito importante esse alinhamento entre Estado e municípios, fortalecendo o regime de colaboração. Estamos discutindo juntos as ações que devem ser realizadas para a tomada de decisão sobre o retorno das aulas presenciais”, explicou a secretária Leila Perussolo.

Conforme a secretária, a determinação do governador Antonio Denarium é que a retomada das aulas presenciais ocorra somente quando a situação do Coronavírus (COVID-19) estiver sob controle. “Até lá, serão adotadas todas as medidas necessárias para um retorno seguro”, observou a secretária.

 

Conforme a secretária, a determinação do governador Antonio Denarium é que a retomada das aulas presenciais ocorra somente quando a situação do Coronavírus (COVID-19) estiver sob controle (Foto: Divulgação)