Cotidiano

Prova física seguirá normas de saúde e segurança, diz organização

Eles informaram, em nota, que se organizam há muito tempo para se adaptar ao cenário pandêmico, estudando meios de minimizar os impactos da pandemia e os riscos de contágio da Covid-19.

Diante dos questionamentos em torno da realização o Teste de Aptidão Física (TAF) do Concurso Público de Agente Penitenciário da SEJUC (Secretaria de Justiça e da Cidadania), O Instituto AOCP, banca organizadora, decidiu se pronunciar. 

Eles informaram, em nota, que se organizam há muito tempo para se adaptar ao cenário pandêmico, estudando meios de minimizar os impactos da pandemia e os riscos de contágio da Covid-19. Assim como ocorreu na aplicação da prova objetiva, o TAF respeitará todo o Protocolo de Biossegurança, conforme as orientações das autoridades de Saúde.

Nesta fase, os candidatos foram convocados em forma de escala, ou seja, a média de candidatos que realizarão os testes por hora será de 70 pessoas. Esse número ainda será dividido em baterias com menos candidatos para a avaliação.

Não será permitida a entrada e permanência de candidatos de outros horários de convocação no local onde os testes serão realizados, bem como, ao término dos testes, os candidatos já avaliados deverão se retirar do local.

Informamos, ainda, que, conforme consta no Edital de Convocação para a fase, “é obrigatória a utilização de máscara protetora facial para acesso e permanência no local de realização do Exame de Aptidão Física, sendo responsabilidade do candidato comparecer ao local com a própria máscara.”

Também será permitido ao candidato, levar e utilizar o protetor facial (face shield). O protetor é de uso individual e não será fornecido pela organizadora.

Sobre os candidatos do Amazonas, sabemos que a situação de saúde pública naquele estado é delicada, mas não é possível admitir que o número de 84 candidatos convocados de lá (69 candidatos do sexo masculino e 15 feminino) sejam suficientes para agravar qualquer quadro em Boa Vista e no local do teste, porque eles não serão avaliados do mesmo dia, e também serão separados por baterias, respeitando todo o protocolo. 

Além disso, listamos outras ações que também respondem sobre o compartilhamento de barras para exercícios, questionados pelos candidatos por meio da Folha BV:

– Será disponibilizado individualmente álcool 70% líquido (material que higieniza e seca rapidamente, sem deixar vestígios que possam prejudicar a realização dos testes), para utilização em áreas comuns do local, onde o próprio candidato efetuará a limpeza com toalhas descartáveis dos equipamentos utilizados;

– Haverá a aferição de temperatura corporal e higienização das mãos com álcool 70% na entrada dos candidatos para a realização dos testes;

– É obrigatório respeitar o distanciamento social entre pessoas, conforme sinalizações visuais e orientação da equipe de aplicação;

– Não será permitida a entrada e permanência de acompanhantes ao local de realização dos testes. Apenas os candidatos terão acesso ao local;

– Os candidatos serão identificados com etiquetas descartáveis para não haver compartilhamento de coletes identificadores;

– Os candidatos deverão levar suas próprias garrafas de água. Contudo, também será disponibilizado copos descartáveis nos bebedouros;

– A realização dos testes contará com a disponibilização de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel, Ambulância de simples remoção e Tenda de Atendimento composta por profissionais da área da saúde;

– A Equipe de aplicação será treinada para respeitar e cobrar as regras de Biossegurança contra a disseminação da covid-19. Todos os membros utilizarão protetor facial (face shield) para melhor atendimento aos candidatos.

Os candidatos que se recusarem a seguir as condições acima elencadas e demais orientações dos fiscais e das autoridades de Saúde, no que se refere às medidas adotadas contra o contágio e disseminação da Covid-19, estarão sujeitos à eliminação do certame.

Mais orientações sobre as boas práticas de biossegurança poderão ser informadas e/ou solicitadas no dia da realização dos testes, ou através de comunicado específico divulgado no endereço eletrônico do Instituto AOCP: www.institutoaocp.org.br.