Cotidiano

Prova objetiva da Guarda Municipal teve 13% de abstenções

Com média de 145 candidatos por vaga, a aplicação das provas do concurso público da Guarda Municipal de Boas Vista ocorreu neste domingo, dia 19, em oito instituições de ensino da capital roraimense. As 50 vagas oferecidas foram disputadas por 7.269 concurseiros. De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (Smag), o número total de inscritos foi de 8.396, o que leva o percentual de abstenções a 13%.

O titular da Smag, Paulo Roberto Bragato, considera que a quantidade de inscrições foi bastante expressiva e superou as expectativas da organização. Para ele, o quantitativo de ausências é considerado baixo, se levado em consideração o número apresentado em outros concursos públicos. 

“Para nós a avaliação é muito positiva. Estamos acompanhando todas as etapas para que tenhamos um concurso com excelente resultado, e que de fato possamos contar com os aprovados pra que cumpram as próximas etapas e possamos os introduzir no quadro de servidores do município. Sempre é uma necessidade com relação à guarda, onde temos uma defasagem e precisamos atender a população”, disse.

Segundo Bragato, não houve anormalidades durante a realização da prova e todos os horários foram cumpridos, tanto pelos candidatos quanto pelos servidores e fiscais que atuaram na organização. Ele destaca a necessidade de, a partir de agora, que o candidato esteja atento aos requisitos e prazos do edital para que o cronograma possa fluir dentro do tempo estimado.

“É importante que procurem seguir rigorosamente esses prazos pra que possamos no menor tempo possível cumprir as demais etapas. O concurso da guarda é diferenciado e passa inclusive, por curso de formação e exames médicos. É um processo bastante longo e pra nós é importante que possamos cumprir com esses prazos”, acrescentou.

CRONOGRAMA – O certame para a Guarda Municipal é composto por diversas fases, tais como: aplicação da Prova de Capacidade Física, Exame Psicotécnico, Exame Médico, além do Curso de Formação com duração de 64 dias conforme o edital. A divulgação do gabarito preliminar está prevista para ocorrer nesta segunda-feira, dia 20 no site da banca organizadora (www.selecon.com.br). Já a divulgação dos candidatos aprovados na prova objetiva para a segunda fase, é prevista para o dia 31 de janeiro (sexta-feira).

SALÁRIOS – Os aprovados no concurso receberão o salário-base no valor R$ 1.135,02 com acréscimo de outras gratificações, como 30% de risco de vida, 64% de Segurança Urbana, tornando o valor final do salário mensal em mais de R$ 2.200. No final da carreira, a remuneração chega a mais de 5 mil e gratificações.

Concurseiros consideram que prova objetiva foi tranquila

Conquistar a estabilidade do serviço público é um sonho compartilhado por muita gente e superar desafios é o primeiro passo para quem quer ver seu nome divulgado no Diário Oficial. Foi exatamente isso que fez a dona de casa Maria Clariça, de 27 anos, que estava acompanhada de suas filhas, uma adolescente de 12 anos e a bebê de três meses de vida que estava sob os cuidados da irmã mais velha enquanto a mãe realizada a prova.

“A prova foi ótima, bem objetiva e especificada. Eu fui bastante atenciosa nas questões e prestei bastante atenção nas perguntas porque é o que mais importa, assim como quando vamos passar pro gabarito. Tem que prestar mais atenção ainda”, disse.

Já para o estudante Vinicius Rodrigues, de 20 anos, a prova foi um pouco difícil, mas ele acredita que se saiu bem. “Espero tirar uma nota boa, ser aprovado e, se Deus quiser, fazer parte da Guarda Municipal de Boa Vista. Passei quatro meses estudando, todos os dias. Inclusive nos sábados e domingos. Dedicação máxima. Português foi minha maior dificuldade, mas é a de muitos estudantes também. Na prova tive uma dificuldade, mas consegui levar”, afirmou.

Em preparação há sete meses na Escola do Legislativo e aproveitando o conhecimento adquirido para outro concurso, a estudante Elen Priscila, de 25 anos, analisa que a prova foi fácil e devido ao tempo que já estava estudando, suas dúvidas puderam ser sanadas antes da realização do exame.

“Foi uma prova relativamente fácil, tranquila, não teve nada fora do normal. Não teve surpresas, até esperava mais. Acabou ficando ali na faixa considerada normal. Foi colocado na prova até bem menos do que eles pediram no edital. Espero conseguir tirar uma boa nota e conseguir ser chamada entre os primeiros”, concluiu.

Além deste certame, a Prefeitura de Boa Vista recebeu mais de 24 mil inscrições no concurso da prefeitura para as áreas de Saúde, Educação, Administração e Controladoria Geral. Ao todo, os dois concursos somam mais de 32 mil inscritos.