Cotidiano

Puérperas também não poderão vacinar com dose de Astrazeneca Oxford

A suspensão das vacinação para grávidas também é válida para as mulheres puérperas, no período pós-parto. A medida foi informada pela Prefeitura de Boa Vista (PMBV) nesta quarta-feira, 12. A vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades deverá prosseguir com as demais vacinas contra Covid-19, Coronavac e Pfizer

A suspensão é válida somente para aplicação da vacina Astrazeneca/Oxford, segundo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em atendimento ao programa Nacional de Imunizaçãoes (PNI).

Segundo a Prefeitura, a vacinação das gestantes e puérperas com comorbidades deverá prosseguir com as demais vacinas Covid-19, Coronavac e Pfizer. Porém o município só disponibiliza até o momento da vacina Astrazeneca que está sendo aplicada em primeira dose e a Coronavac na segunda dose para outros grupos.

“Assim que receber novas doses de outras vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, a vacinação continuará normalmente para esse grupo. Em relação ao cumprimento do esquema vacinal para as gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose da Astrazeneca, o município aguarda novas orientações detalhadas que devem ser emitidas em nota técnica pelo Programa Nacional de Imunizações”, reforça a PMBV.

OUTROS GRUPOS – A prefeitura segue vacinando nos cinco pontos de vacinação Drive-thru o grupo de idosos a partir de 60 anos, tanto com a 1ª dose como com a 2ª dose; grupo de comorbidades, Sindrome de Down e trabalhadores da Força de Segurança e Salvamento e Forças Armadas.

“É importante que as pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina se atentem à data da segunda dose agendada no cartão, pois é necessário completar o esquema vacinal, mesmo que já tenha passado o prazo”, completou a Prefeitura.