Cotidiano

Quase 2.500 mil pacientes aguardam por cirurgias eletivas

Estão parcialmente suspensas também, à realização de procedimentos eletivos em outros Estados que atendem por meio de Tratamento Fora de Domicílio (TFD)

Por conta da pandemia, as cirurgias eletivas continuam suspensas conforme portaria estadual publicada em março deste ano. Atualmente, 2.356 pacientes aguardam por esse procedimento.

A Secretaria de Saúde (Sesau) informou que os procedimentos de urgência e emergência continuam sendo realizados no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, mediante avaliação médica.

A portaria que suspendeu as cirurgias eletivas dispõe ainda sobre a realização de consultas, exames, procedimentos médicos invasivos e não invasivos de caráter eletivo, durante a pandemia.

Ainda de acordo com a Sesau, a Portaria regulamenta esses serviços de acordo com o Decreto Nº 28587-E, de 16 de março que trata sobre o enfrentamento à pandemia.

Estão parcialmente suspensas também, à realização de procedimentos eletivos em outros Estados que atendem por meio de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

De acordo com a Sesau, os pacientes estão sendo transferidos à medida que as unidades fora do Estado disponibilizam vagas para o atendimento.

A nota enviada pela Sesau reitera que a decisão é temporária, uma vez que todos os Estados passam pela mesma situação que Roraima.

Paciente com tumor cerebral aguarda cirurgia há 4 meses 

Mesmo a Sesau realizando as cirurgias de urgência e emergência, a paciente Geane Gomes Aciole, de 28 anos, que está internada no Hospital Geral de Roraima (HGR) desde o inicio do mês de março deste ano, ainda espera para fazer uma cirurgia emergencial de tumor em topografia de tronco cerebral.

A Sesau informou por meio de nota que as cirurgias de urgência e emergência estão sendo realizadas no HGR e que a paciente está incluída no mapa de agendamento.

Ainda conforme a Sesau, para a realização do procedimento foi necessário realizar a aquisição de um equipamento chamado Aspirador Ultrassônico, que deve ser entregue pela empresa até o início da segunda quinzena de julho, e tão logo chegue ao Estado será feita a marcação da cirurgia.