Cotidiano

Quase 25 motoristas de aplicativo foram vítimas de roubo

Os dados são do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Polícia Civil em Roraima, que apontou ainda que quatro motoristas foram assassinados de 2019 a 2021

Os motoristas de transporte por aplicativo estão na mira dos bandidos. Dados da Polícia Civil de Roraima revelam que de 2019 a janeiro e fevereiro deste ano foram registrados 22 boletins de ocorrência.

A maioria dos BOs é referente a roubo. Foram 11 em 2019, quando neste mesmo ano foi registrado um assalto com sequetro relâmpago; 05 roubos em 2020, e 05 em 2021.

Os profissionais também são vítimas de latrocínios (roubo seguido de morte). Nesse período, quatro motoristas de aplicativos foram mortos, todos do sexo masculino.

Em agosto 2019 e 2020 houve um assassinato em cada ano, e ocorreu em Boa Vista. Já em fevereiro deste ano, dois motoristas foram assassinados e os crimes ocorreram nas cidades de Boa Vista e Mucajaí.

Mortes em serviço

Numa tarde de sábado, mas precisamente no dia 6 de fevereiro dste ano, o IML (Instituto Medicina Legal) foi acionado para remover um corpo encontrado na região do Tamandaré, município de Mucajai, interior de Roraima.

O cadáver era do motorista de aplicativo Davi Palhares Atkinson, de 20 anos.O corpo foi encontrado dentro do veículo, um Gol de cor branca que seria de propriedade do motorista.

O jovem desapareceu após atender a um chamado para realizar uma corrida até Mucajai. A família registrou boletim de ocorrência quatro dias após o desaparecimento do jovem dias.

Outra vítima dos bandidos foi o motorista de aplicativo, o brasileiro Sérgio Davi Figuera Barreto, de 29 anos, que foi morto por dois homens desconhecidos na madrugada de segunda-feira, 15.02, por volta das 01h30, no bairro Caimbé.

Segundo testemunhas, o jovem foi deixar uma mulher venezuelana de 23 anos em casa e buscar um rapaz de 17 anos, também venezuelano, que o esperava na calçada. Ela desceu do carro e o outro jovem entrou, quando dois homens armados chegaram atirando contra o motorista, adentraram o automóvel e saíram levando o veículo junto com o adolescente.

Conforme informações da perícia, a vítima foi atingida por 11 disparos e o carro foi alvejado por 14. O carro foi encontrado abandonado na rua Armando Nogueira, bairro Asa Branca. O adolescente ainda estava dentro do veículo.

Ele foi atingido por nove disparos nos braços e pernas e removido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (SAMU) para o Hospital Geral de Roraima (HGR).

Ainda, foram apreendidos o veículo, uma quantia de R$ 398 reais em dinheiro, uma carteira e dois celulares. O caso foi apresentado na Delegacia para as devidas providências de investigação das circunstâncias do crime e identificação dos autores.

Delegada orienta motoristas a terem cautela

Delegada Simone Arruda orienta que motoristas compartilhem sempre sua corrida com pessoas de confiança (Foto: Arquivo FolhaBV)

Para evitar serem vítimas de roubos, sequestros ou até mesmo assassinatos por supostos clientes, a delegada titular do 3º DP (Distrito Policial), Simone Arruda, orienta aos motoristas de aplicativos que tenham cautelas e observem o bairro que a ocorrida irá ocorrer, vez que o próprio aplicativo usado por esses profissionais já faz um filtro das cidades e bairros mais violentos do Brasil.

Orienta ainda ao motorista que observe quando o cliente for entrar no veículo, para detectar se existe algum volume estranho debaixo da roupa. Em caso de mais de um passageiro observar o que estão portando, pois muitas vezes podem estar com ilícitos. Outra dica é compartilhar sempre sua corrida com pessoas de confiança, sendo ideal evitar que busquem passageiros, sem estar com registros de chamada pelo aplicativo.

A delegada cita um exemplo de um casal que chamou um carro por aplicativo e o veículo foi abordado por policiais, estando os passageiros com meio quilo de droga. O que se tornou ponto favorável ao motorista, revelando sua inocência no caso, foi o fato da viagem estar totalmente registrada pelo aplicativo, o que o livrou de ser preso por tráfico de drogas.

A delegada orientou ainda aos motoristas de aplicativo, para que coloquem o aparelho celular do lado esquerdo, local que o motorista pode fazer chamada de emergência sem que o passageiro do banco de trás veja.