Quase 30 mil alunos retornam às aulas presenciais nas escolas estaduais - Folha de Boa Vista
APÓS 18 MESES
Quase 30 mil alunos retornam às aulas presenciais nas escolas estaduais
Retorno será no formato gradual e ainda de forma remota, e contempla alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos
Por Folha Web
Em 20/09/2021 às 07:30
Público inicial para o retorno foi definido em função da terminalidade da etapa de ensino, com estudantes se preparando para o Enem, vestibulares e outros certames (Foto: Ascom/Seed)

Dezoito meses depois da chegada da pandemia em Roraima, 29.315 estudantes devem retornar às aulas presenciais nas escolas estaduais da capital, do interior e de comunidades indígenas, nesta segunda-feira (20).

O retorno será no formato gradual e ainda de forma remota, e contempla alunos do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Nas ruas, se perceberá o impacto na utilização dos transportes públicos.

O público inicial para o retorno foi definido em função da terminalidade da etapa de ensino, com estudantes se preparando para o Enem (Exame de Ensino Médio), vestibulares e outros certames, levando ainda em consideração o avanço da vacinação, em especial para os estudantes da EJA, que já é um público adulto.

Na retomada das atividades presenciais, as escolas vão ter uma série de adaptações, como o uso obrigatório de máscara por estudantes e servidores, higienização das mãos, distanciamento social e horários diferenciados de recreio. As escolas também estão orientadas sobre as medidas que devem ser adotadas caso identifiquem algum estudante com sintomas gripais.

O retorno será no formato híbrido (que mescla o ensino presencial e remoto) e escalonado (por ano, turma, série e ou dias da semana) para as escolas da Capital, interior e de comunidades indígenas.

Cada escola organizará a quantidade de alunos por sala, turmas e o quadro de professores, reestruturando a carga horária de trabalho. Os pais que não se sentirem à vontade para enviar o estudante para a escola, deverão solicitar a continuidade do ensino remoto mediante documento protocolado na unidade escolar.  

De acordo com o Censo da Educação Básica, Roraima tem 77.412 estudantes matriculados na rede estadual. No Ensino Médio, são 17.132 alunos na zona urbana dos municípios, 1.824 na zona rural e 2.407 em comunidades indígenas. Na EJA, são 7.952, sendo 6.329 na zona urbana dos municípios, 148 na zona rural e 195 em comunidades indígenas.

Além das escolas, os Centros Estaduais de Atendimento Especializado da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) também vão retomar os atendimentos presenciais.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
6
2
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!