Cotidiano

Quase 40 vagas são ofertadas em Programa Residência Médica

As inscrições terminam em 13 de dezembro e as provas do seletivo serão em 24 de janeiro de 2021

Quase 40 vagas são ofertadas em Programa Residência Médica da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Do total, 33 são de acesso direto nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Infectologia, Medicina da Família e Comunidade, Cirúrgica Básica e Anestesiologia, duas vagas para Neonatologia e quatro vagas para as especialidades de Mastologista e Medicina Intensiva.

O edital da seleção pública de candidatos ao preenchimento de vagas para Médicos Residentes nos Programas de Residência Médica (PRMs), foi lançado pela Comissão de Residência Médica da Universidade Federal de Roraima e a Comissão Estadual de Residência Médica de Roraima.

Os candidatos selecionados atuarão nos Hospitais do Sistema Único de Saúde do Estado de Roraima: Hospital Geral de Roraima (HGR), Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMINSN) e Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria Municipal da Saúde de Boa Vista (SMSA).

A coordenadora do Programa e professora Ellen Weimann, diz que o projeto busca profissionais com um diferenciado em assistência humanizada e alto grau de conhecimento em sua área de formação. “Buscamos um profissional diferenciado em assistência humanizada e alto grau de conhecimento técnico em sua área de formação. Até hoje uma grande parte dos profissionais permanece no Estado, mesmo tendo ido cursar subespecialização fora, retornaram e isso aumenta a qualidade da saúde do Estado”, avaliou a coordenadora do Programa.

As inscrições terminam em 13 de dezembro. As provas do seletivo serão em 24 de janeiro de 2021, e na mesma data, os candidatos deverão entregar o Currículo Lattes. O resultado final será divulgado em 18 de fevereiro e, no dia seguinte, 19, inicia a 1ª chamada para a matrícula dos aprovados. As outras datas do seletivo estão disponíveis no edital e podem ser acessadas clicando aqui.

HISTÓRICO – As vagas para Residência Médica em Roraima, estão sendo ofertadas desde 2005, no ano em que houve o ingresso das primeiras turmas em Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. No período, a administração era do Governo do Estado. 

A primeira turma formou três pediatras e um ginecologista, os quais seguem atuando em Roraima e prestando serviço para o Serviço Único de Saúde (SUS). O Programa passou a ser gerenciado e administrado pela UFRR a partir de 2017, formando sua primeira turma em 2018. O número de residentes formados, até hoje, é de 271 profissionais, sendo 74 pela UFRR.