Cotidiano

Quase 50 mil inscritos no Enem podem ter auxílio durante prova

A medida faz parte do plano de ampliar melhorias de acessibilidade e inclusão para estudantes que irão prestar o exame

Cerca de 50 mil inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que solicitaram atendimento especializado durante a prova tiveram o pedido aprovado. Diante disso, gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outras condições específicas poderão ter auxílio durante a realização da prova. 

O próximo exame está previsto para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021, na versão impressa, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021, na versão digital.

A medida, tomada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), faz parte do plano de ampliar melhorias de acessibilidade e inclusão para estudantes que irão prestar o exame. 

Além disso, os participantes com cegueira, surdo cegueira, baixa visão e visão monocular que tiveram o pedido aprovado, neste ano, vão contar com um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador. Ainda de acordo com o balanço, 508 pedidos de atendimento pelo nome social nas provas também foram atendidos.

Os atendimentos especializados são garantidos pela Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep a participantes que solicitaram os recursos na inscrição.