Quase 60 mil usuários trocaram de operadora telefônica em Roraima - Folha de Boa Vista
PORTABILIDADE
Quase 60 mil usuários trocaram de operadora telefônica em Roraima
Brasil realizou 75,57 milhões de trocas de operadora desde 2008
Por Folha Web
Em 02/05/2022 às 06:00
O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário deseja agendar. (Foto: Arquivo FolhaBV)

Desde 2008, no Brasil, usuários de telefonia móvel e fixa podem migrar de operadora sem alterar o número de identificação dos acessos. Neste período, 75,57 milhões de transferências foram realizadas.

De acordo com o relatório trimestral da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), Entidade Administradora da Portabilidade Numérica, desde setembro de 2008, quando o serviço passou a ser oferecido no País, até o dia 31 de março de 2022, foram efetivadas 19,98 milhões (26%) de migrações por usuários de telefones fixos e 55,59 milhões (74%) a partir de iniciativa de titulares de números de terminais móveis.

A portabilidade numérica começou a ser implantada gradativamente nos 67 DDDs em operação no País a partir de setembro de 2008 e as migrações foram possíveis, em todo o território nacional, em março de 2009.

Portabilidade numérica em Roraima - Desde que a portabilidade numérica passou a fazer parte dos serviços telefônicos do DDD 95, os usuários desta área realizaram 57,45 mil ações de portabilidade numérica. O equivalente a 7,98 mil (14%) solicitações foram feitas por usuários de telefones fixos e 49,47 mil (86%) para telefones móveis. 

Primeiro trimestre no Brasil - Considerando apenas o primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março), a ABR Telecom apurou que 2,06 milhões de trocas de operadoras foram concluídas. Nesses três meses, 270,44 mil (13%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,79 milhão (87%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Trimestre em Roraima - De acordo com a apuração entre os telefones atendidos pelos DDD 95 o relatório mostra a efetivação de 2,01 mil solicitações de portabilidade numérica entre os meses de janeiro a março deste ano. Os usuários de telefones fixos respondem por 42 (2%) transferências e os de móveis, por 1,97 mil (98%).

Para fazer a portabilidade numérica

Para realizar o processo da portabilidade numérica o usuário deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. O regulamento da portabilidade numérica determina que, entre os critérios a serem atendidos para efetivar a migração, o solicitante deve:

- Informar à operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo;
- Comprovar a titularidade da linha telefônica;
- Informar o número do documento de identidade;
- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;
- Informar o endereço completo do assinante do serviço;
- Informar o código de acesso;
- Informar o nome da operadora de onde está saindo.

A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência. O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que as migrações só podem se efetivar dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.

Prazos - O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário deseja agendar.

Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.

Consultas - Acompanhe o movimento de pedidos e efetivações de transferências da portabilidade numérica conforme o DDD e a data de início do serviço, pelo site da ABR Telecom

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
0
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
SANTOS disse: Em 02/05/2022 às 09:19:39

"- Os dados apresentado traduzem, com clareza, a insatisfação dos usuários com as operadoras com as quais tinham relações de serviços. Salvo melhor juízo, isso espelha o absolutismo das empresas diante da inoperância da Agência Reguladora que, quando toma alguma providência, pune a empresa mas não beneficia o usuário prejudicado. A saída é tentar não ser tão espoliado por outra operadora."