Cotidiano

Quase 600 imigrantes já foram retirados de ocupações espontâneas

Mais de 100 imigrantes venezuelanos foram retirados da ocupação espontânea que funcionava no Ginásio Totozão. A ação foi coordenada pela Operação Acolhida. O prédio foi entregue na manhã desta sexta-feira, 12, ao Governo do Estado, após ter passado por desinfecção.

De acordo com a Acolhida, todos os 108 imigrantes que estavam abrigados no local, deixaram o local de forma voluntária e tiveram como destino: os abrigos da Operação Acolhida; interiorização para outros estados; e moradias alugadas.

O coordenador da Operação Acolhida em Roraima, general Antonio Manoel de Barros, disse que a desocupação faz parte do Plano Emergencial para as Ocupações Espontâneas, que passará ainda por outros locais.

“Tínhamos um total de 11 ocupações, nove delas em espaços públicos, estamos com o planejamento de uma desocupação por mês, e estamos conseguindo manter isso. A próxima será feita na primeira quinzena de julho, e isso tem sido muito importante no combate ao covid-19, pelas condições de aglomeração e higiene nesses locais”, explicou.

Com as quatro desocupações, a Operação Acolhida, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) retirou destes locais 583 imigrantes.

A ação de reordenamento urbano ocorreu de forma integrada e coordenada com o Governo do Estado e suas secretarias, além da participação da Organização Internacional para Migrações (OIM) entre outras entidades.

A concepção do Plano também conta com a participação do Ministério Público, Poder Judiciário e Defensoria Pública.