Cotidiano

Quatro casos de abuso sexual são atendidos pela Anjos de Luz

A Associação Grupo de Mães Anjos de Luz realizou hoje uma ação para que instituições públicas dê condições de atendimento para as pessoas com deficiência que sofreram algum tipo de abuso

Com cartazes que traziam frase como “Eu digo não, a violência contra pessoas com deficiência. Denuncie!” e “Não seja indiferente ao abuso sofrido pelas pessoas com deficiência”, a Associação Grupo de Mães Anjos de Luz (AGMAL) realizou, nesta quinta-feira (3), em frente à Assembleia Legislativa, uma ação para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas.

Segundo a presidente da associação, Maria das Dores, o objetivo da ação é para que instituições públicas deem condições de atendimento às pessoas com deficiência que sofrem abuso sexual.

“Geralmente quando ocorre o abuso sexual contra as pessoas com deficiência nunca é registrado como pessoas com deficiência. E hoje só a Anjos de Luz já atendeu quatro casos de pessoas com deficiência que foram abusadas e que uma gerou a criança”, ressaltou.

Ela comentou que quando as denúncias chegam na associação, as vítimas são encaminhadas para a delegacia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Acompanhamos no IML, com psicólogo, assistente social, dando a proteção para que elas sejam bem acolhidas e para que não tenha uma depressão. Também fazemos o acompanhamento desde o início da gestação até o parto da grávida que é uma pessoa com deficiência”, disse Maria das Dores.

A professora municipal Narjara Franco, que sempre participa das comemorações da associação, relatou que no ínicio foi bem difícil para se adaptar com o seu filho Samuel Benone, que nasceu com Transtorno Espectro do Autismo (TEA).

“Nós não tinhamos noção de como cuidar e fazer o tratamento dele. E por meio da associação a gente recebeu um apoio, porque lá tem os psicólogos e médicos que dão suporte aos pais no dia a dia com as nossas crianças”, disse Narjara.

SOBRE A ASSOCIAÇÃO GRUPO MÃES ANJOS DE LUZ

Associação Grupo de Mães Anjos de Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, criado no dia 04/09/2008. Atualmente atende em torno de 9.800 famílias, com pessoas com todos os tipos de deficiência, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos, nas 15 cidades de Roraima.

Entre as atividades, a associação tem uma casa de apoio à pessoa com deficiência. Hoje a sede da Associação tem consultório médico e dois centro de fisioterapia.

A associação faz o agendamento de consultas médicas e exames, transporta os pacientes para atendimentos no INSS, arrecada e distribui cestas básicas e presta assistência a pessoas com deficiência. Também atende os imigrantes em situação de emergência que é encaminhado pela ong AVSIBRASIL, entre outras.