Cotidiano

Quatro chapas concorrem na eleição do Sinter em Roraima

A votação para o novo representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima ocorrerá na próxima sexta-feira (6)

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

Entre 8h e 17h dessa sexta-feira (6), 5.887 professores e trabalhadores em educação de Roraima irão às urnas para decidir quem assumirá a direção executiva do sindicato da categoria (Sinter) pelos próximos três anos. A votação ocorrerá em 20 seções eleitorais espalhadas em todo o Estado, sendo seis na Capital e uma em cada sede dos municípios do interior.

Concorrem nesse pleito as Chapas 10 (Educação e Luta), com o atual presidente Flávio Bezerra tentando a reeleição; Chapa 20 (Sinter, Nossa Força, Nossa Voz!), com Albanira Cordeiro como candidata principal; Chapa 30 (União e Ação), com Larry Tony tentando a chefia; e Chapa 40 (Renovação), sendo Ilma Xaud a concorrente da coligação.

Aqueles que forem às urnas irão votar não só no novo representante-geral do Sinter, mas também para Conselheiro Fiscal, sendo que haverá a concorrência das quatro chapas para o cargo.

Integrante da comissão eleitoral do sindicato, Altenice Amorim ressalta que, no contexto atual, o processo eleitoral é de extrema importância, já que se tem a necessidade de uma diretoria que dê gás ao movimento. “Precisa cada vez mais de um sindicato que represente os trabalhadores em educação, que organize nossa luta e saiba dialogar com as instituições, pois o Sinter representa todos os trabalhadores em educação nos níveis estadual e federal”, afirmou Altenice.

APURAÇÃO – Com o encerramento da votação às 17h, o que se planeja é que a apuração dos votos seja iniciada após a chegada de todas as urnas utilizadas durante o pleito à sala da comissão eleitoral, prédio anexo à sede do Sinter.

“Esperaremos as urnas chegarem do interior para iniciarmos essa contagem, com a presença de representantes e assessoria jurídica das chapas e da comissão. Logo após contabilizarmos todos os votos, saberemos qual é a chapa vencedora, tanto da diretoria executiva quanto do conselho fiscal”, explicou a representante do comitê organizador.

Altenice ressalta o poder do voto dos trabalhadores em educação nessa eleição. “Todos devem participar dessa escolha, porque a diretoria que for escolhida vai representar nossa instituição, os profissionais em educação do nosso Estado, sindicalizados ou não. Então essa comissão está buscando trabalhar de forma bastante transparente”, concluiu.

A posse do novo diretor executivo e do novo conselho fiscal ocorrerá no próximo dia 20 desse mês, na sede do sindicato.