Cotidiano

Quedas de energia causam prejuízos a empresários

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

Empresários que possuem fábricas instaladas no Distrito Industrial vêm reclamando das várias quedas de energia naquela região, situação essa que estaria causando a perda de equipamentos necessários para a produção nas empresas. Uma das máquinas queimadas esta semana foi o Check Peso, que realiza o controle da pesagem do arroz, que explodiu por conta de uma queda de energia 

Proprietária de uma fábrica de arroz na área industrial, a empresária Isabel Itikawa relatou que os problemas elétricos no bairro estariam ocorrendo quase que diariamente, em vários horários diferentes.

“E isso vem acontecendo de forma bem agressiva. Por exemplo, na quinta-feira (6) faltou energia quatro vezes e ela ia e voltava imediatamente. Quando a energia cai e volta novamente, há queima de componentes elétricos. Pode não queimar o motor do equipamento, mas queima o equipamento que protege esse motor”, disse Isabel.

Isabel lembrou que há dois meses uma impressora a laser colorida, adquirida pela empresa por um valor considerável, também foi danificada.

A empresária diz que têm sido comum os funcionários da Roraima Energia irem até a sua empresa para avaliarem as máquinas que estariam danificadas por conta dessas oscilações na rede elétrica da região.

“É comum a Roraima Energia vir não somente na minha empresa, mas também em outras empresas daqui do Distrito Industrial. Aqui tem 73 empresas que sofrem esses problemas pontuais e essa situação precisa ser resolvida”, declarou.

Outro empresário que tem passado pelo mesmo problema é Genor Faccio, também proprietário de uma fábrica de arroz do bairro industrial. Ele contou que, durante a manhã da quinta-feira, cinco quedas foram registradas.

“Também teve quedas de energia na semana passada que prejudicaram o trabalho na minha empresa. E isso não é só o meu caso, todo o distrito está sendo afetado e o pessoal acha que não acontece nada e fica normal, mas está na hora de regularizar isso. Falar sobre isso não é denúncia, mas sim reclamação, pois não é segredo para ninguém o que ocorre”, ressaltou.

Empresários afirmam que prejuízos são altíssimos

Essas quedas de energia que estariam ocorrendo no Distrito Industrial vêm causando inúmeros prejuízos para os empresários. Genor Faccio salienta que as perdas tem sido imensuráveis e a produção é prejudicada.

“Toda vez que o equipamento para, a gente tem que dar partida de novo. Aí tem que limpar para o equipamento não embuchar e esse trabalho é oneroso, além de prejudicar a produção. Sem contar que, a cada partida dada, aumenta o consumo de energia, então, enquanto temos prejuízo, eles têm lucro”, explicou.

Já Isabel Itikawa vai além e assegura que essa situação tem ocasionado muitos atrasos na linha de produção de arroz da empresa, que trabalha com demandas e datas determinadas. Segundo ela, os prejuízos na fábrica têm sido volumosos e equipamentos perdidos são caríssimos.

“Então, no momento que eu passo para o meu cliente a data certa de entrega e acabo não entregando, o cliente ficará insatisfeito com a minha empresa. É muito prejuízo nesse sentido, porque como empresários, perdemos a credibilidade e não trabalhamos com pontualidade por conta de situações que não ocorrem na fábrica”, reclamou a empresária.

Isabel destacou que sua empresa paga uma conta cara e recebe em troca um serviço que não é confiável, o que inviabiliza a competitividade desse produto no mercado. 

Roraima Energia nega quedas de energia no Distrito Industrial

Por meio de nota, a Roraima Energia negou que tenha ocorrido queda de energia no período apontado pelos empresários do distrito industrial. A distribuidora também informou que fez um levantamento sobre o alimentador que atende a área e que não registrou nenhuma ocorrência.

Por fim, a instituição orientou que, nesses casos, a reclamação seja feita na central de atendimentos da empresa, pelo telefone 0800 70 19 120, para que seja enviada uma equipe ao local com o objetivo de verificar o que está ocorrendo.