Cotidiano

Quinze conselheiros tutelares tomam posse em Boa Vista

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

#SemTempo? Confira o resumo da matéria:

A Prefeitura de Boa Vista deu posse a quinze conselheiros tutelares e dezesseis suplentes para o exercício do quadriênio 2020-2024. A Folha entrevistou dois titulares empossados e a secretária de gestão social, Simone Queiroz, para comentar sobre esse novo momento.

Oficialmente a partir dessa sexta-feira (10), 15 novos titulares e 16 suplentes começam um mandato até 2024 nos três conselhos tutelares da capital. A cerimônia de posse ocorreu no Teatro Municipal de Boa Vista.

Um dos empossados é Jaisa Silva Lameira, que seguirá para a sua segunda representação no cargo e, durante seu discurso de posse, disse ser uma grande satisfação trabalhar nessa função. Ela contou a nossa equipe que, antes do primeiro mandato, ela trabalhava com educação infantil e algumas pessoas a aconselharam a concorrer à conselheira tutelar, já que elas acreditavam que a empossada tinha o perfil para esse trabalho.

“Dentro do conselho tutelar foi que eu me descobri de fato na profissão e existem casos onde você tem que se empoderar de forma empática ao próximo. O que me motivou a concorrer novamente foi justamente essa autodescoberta”, afirmou Jaisa.

Para o novo momento, a conselheira reempossada pretende não só dar o seu melhor, mas corrigir falhas ocorridas anteriormente e ressaltou o trabalho realizado em Boa Vista. “Em Boa Vista, as coisas são bem diferentes comparados a outros lugares. Tudo que um conselheiro tutelar precisa, ele tem na rede de proteção. É claro que nem tudo funciona 100%, mas aqui temos avançado e estamos à frente de muitas capitais em relação a essa rede”, considerou.

Indo para o seu terceiro mandato no cargo, Franco Rocha ressalta que a vocação da categoria é continuar lutando pelas crianças com ações mais efetivas e citou a situação de menores refugiados que estão em situação de vulnerabilidade social nas ruas como um desafio a ser enfrentado.

“Nós precisamos fazer algo com urgência, por isso vamos propor aos outros conselheiros que haja a orientação e sensibilização da população venezuelana sobre a garantia dos direitos dessas crianças”, advertiu o conselheiro.

A busca pela unificação dos conselhos tutelares é a bandeira levantada por Rocha nesse mandato para um trabalho mais efetivo da categoria no combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes na Capital.

“Muitos menores precisam que o Conselho seja mais eficaz e com esse fluxo migratório desordenado aumentaram os problemas sociais. E as mais prejudicadas com isso, são as crianças. Então é determinante que o Conselho Tutelar seja ainda mais ativo e que possa tomar medidas de proteção e prevenção, pois temos que agir antes da violação de direitos. Eu espero que possamos fazer um trabalho diferenciado, no qual a sociedade possa se sentir mais aliviado e confortável” argumentou o empossado.


“O conselheiro tutelar tem um papel fundamental”, declara secretária de gestão social sobre de novos titulares

Foto: Nilzete Franco/Folha BV

Representando a prefeita Teresa Surita (MDB), que não compareceu à cerimônia de posse dos conselheiros tutelares por conta de uma viagem de trabalho, a secretária municipal de Gestão Social (Semges), Simone Queiroz, conversou com a equipe da Folha sobre a nova equipe que estará à frente dos três territórios de trabalho do órgão de proteção da Capital.

“Para a população de Boa Vista, o conselheiro tutelar tem um papel fundamental, pois ela é a primeira pessoa chamada toda vez que há uma criança que está em alguma situação de risco. Ele é o ente que está apto à acionar uma rede de proteção e garantir o retorno da criança à um vínculo familiar ou onde ele esteja seguro”, enalteceu a titular da Semges.

Simone destacou a criação de mais dois Conselhos Tutelares desde o início da atual gestão municipal, em 2013, tendo em vista a importância da função e ressaltou que a primeira infância ganha ainda mais destaque nesse novo momento.

“Na primeira capacitação, conversamos com os conselheiros sobre a relevância dessa fase. Não tínhamos esse conhecimento há muitos anos atrás, mas hoje qualquer gestão deve se basear no que é concreto. Você não consegue recuperar um adolescente que teve todos os vínculos quebrados durante a infância, mas consegue resgatar uma criança ainda na infância, reatando os laços e garantindo uma nova continuidade nesse crescimento”, concluiu a secretária.

POSTOS DE TRABALHO – Atualmente os três Conselhos Tutelares funcionam em locais estratégicos da Capital, sendo um na rua Dr. Silvio Lofego Botelho, no 328, próximo aos Centros Comerciais Caxambú e Wakiri. O atendimento na unidade abrange 18 bairros e áreas rurais do município e o contato pode ser feito pelo telefone (95) 98405-3416.

Já a segunda unidade funciona na Rua Dico Vieira, no 1497, bairro Caimbé e cobre um território de 16 bairros da Capital. O contato pode ser feito pelo número (95) 98402-8729.

O terceiro centro se encontra na Avenida Ataíde Teive, no bairro Nova Canaã, abrangendo área de 15 bairros de Boa Vista. O contato da unidade é o (95) 98400-6024.