Cotidiano

RESSACA: Saiba como recuperar o organismo depois dos excessos

A desidratação provocada pelo excesso de álcool pode favorecer a dor de cabeça, tontura, suor frio, diarreia, vômito e até desmaio

Quem bebeu e comeu exageradamente durante o Carnaval deve estar sentindo os efeitos dos excessos no organismo. De acordo com a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, Maria Valéria Fontoura, a baixa ingestão de água e a má alimentação pode explicar o mal estar dos foliões nesta quarta-feira de cinzas.

“O ideal seria nos intervalos da bebida alcoólica, água, água de coco, suco, suco natural e muitas vezes fazer o gelinho da fruta ou o gelinho do suco para poder ajudar e até em algumas bebidas serem colocadas. Em segundo lugar alimentação. Nunca se deve ingerir bebida alcoólica de estômago vazio. A gente sugere que não seja alimento pesado, como gorduras. Levar frutas, um sanduíche natural, suco, de repente suco congelado”.

 Para recuperar o organismo dos excessos do Carnaval, a nutricionista Maria Valéria Fontoura, dá dicas de receitas simples e nutritivas.

“Drinques funcionais, ou seja, água com gás com melancia e gengibre, água com gás com limão e abacaxi, água de coco com uma fruta. É uma forma de hidratação saudável porque vai ter a fruta, vai ter a planta, o hortelã, o gengibre”.

A desidratação provocada pelo excesso de álcool pode favorecer dor de cabeça, tonteira, suor frio, diarreia, vômito e até desmaio. Nos casos mais graves, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde mais próxima e seguir as orientações do profissional que realizará o atendimento.

Fonte: Agência Brasil