Cotidiano

RR recebe 3,5 toneladas de equipamentos de proteção individual

Materiais foram doados pelo programa ‘Todos pela Saúde’, responsável pela gestão dos recursos do Banco Itaú no combate ao coronavírus

Roraima vai receber na próxima segunda-feira, 18, uma quantidade de 3,5 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para serem utilizados pelos profissionais da linha de frente de trabalho. Os materiais foram doados pelo programa ‘Todos pela Saúde’, responsável pela gestão dos recursos que o Banco Itaú repassou para o combate ao coronavírus.

O material é composto por 68.160 máscaras cirúrgicas, 2.215 máscaras N95, 166.230 luvas, 51.120 aventais, 1.847 óculos e 142 litros de álcool gel. A informação é que os itens serão utilizado para proteger as equipes multidisciplinares no combate à pandemia do coronavírus nas unidades hospitalares de Boa Vista e cidades do interior.

“Vamos levar para Roraima 3,5 toneladas de equipamentos de EPIs, máscaras, aventais, óculos, álcool gel, luvas”, informou o deputado Hiran Gonçalves (Progressistas), após confirmar a informação no Ministério da Saúde. “Nossa preocupação inicial é atender àqueles médicos, enfermeiros e assistentes que trabalham em contato direto com as pessoas infectadas e, por isso, têm a necessidade de estar protegido para não se infectar e adoecer com essa terrível doença”, explicou.

PARCERIA – O Ministério da Saúde está trabalhando em parceria com o programa Todos pela Saúde na logística de transporte desses equipamentos que deverão sair de São Paulo (capital) ainda neste final de semana e chegar em Roraima na segunda-feira, 18.

Os chamados Equipamento de Proteção Individual (EPIs) são todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador da área de saúde, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

ENTENDA – Com o intuito de fortalecer o atendimento de saúde, inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS), o Itaú Unibanco anunciou a doação R$ 1 bilhão para o enfrentamento à pandemia da covid-19. As decisões sobre como a quantia será aplicada serão tomadas no âmbito do programa ‘Todos pela Saúde’, que terá à frente um grupo de especialistas liderado pelo diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap.