Cotidiano

RR registra aumento de captura de animais silvestres

No primeiro semestre de 2020 foram atendidas 135 ocorrências, um aumento de 18,42% em comparação com o mesmo período de 2019, que contou com 114 casos

Nos últimos dias diversas imagens têm tomado conta as redes sociais em Roraima por conta do aparecimento de animais silvestres nas ruas ou invadindo residências na capital e no interior de Roraima.

A grande maioria acaba aparecendo em razão da fuga de locais alagados por conta do inverno. Como Boa Vista e outros municípios são repletos de áreas verdes, isso se torna bastante comum durante o período chuvoso.

O aparecimento desses animais tem exigido um trabalho mais intenso das equipes do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), principalmente da Companhia de Busca e Salvamento, que lida quase que diariamente com o resgate de cobras, jacarés, tamanduás, porcos espinhos e aves.      

O que mais tem chamado à atenção nos últimos dias são os tamanduás-bandeira. Típicos do lavrado roraimense, eles sempre estão rondando o perímetro urbano, e com as fortes chuvas dos últimos dias acabam correndo desorientados em busca de abrigo.

O comandante da Companhia de Busca e Salvamento, Alexandre Capêlo lembra da responsabilidade que as pessoas precisam ter com esses animais para não feri-los ou se aproximar e provocar qualquer tipo de ataque. 

“Geralmente esses animais estão muito assustados e não oferecem risco às pessoas, se não tentarem capturá-los. É necessário que entrem em contato imediatamente com a nossa Central de Emergências 193, ou com a Polícia Militar 190 para acionar a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental)”, declarou. 

No primeiro semestre de 2019, o Corpo de Bombeiros registrou o resgate de 114 animais silvestres. Já em 2020, no mesmo período, foram atendidas 135 ocorrências, um aumento de 18,42%.

 Os animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros são levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente), no bairro Cidade Satélite, para o tratamento adequado e posterior reinserção no meio ambiente.