Cotidiano

RR registrou 55 homicídios nos cinco primeiros meses de 2020

Houve uma redução de 55% quando comparado ao mesmo período em 2018, quando ocorreram 123 mortes violentas

Nos primeiros cinco meses deste ano, foram registrados 55 homicídios em Roraima. Um cenário totalmente diferente ao dos anos de 2018 e 2019 quando foram contabilizados, respectivamente, 123 e 90 mortes violentas, de janeiro a maio.

Este período de 2020 se comparado ao mesmo em 2019, é possível perceber uma redução de 38,9% nos homicídios. Mas em relação a 2018 (um dos anos mais violentos no estado) a queda foi de 55,3%. Os dados são do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Polícia Civil de Roraima (PCRR).

No Brasil, uma pesquisa recente envolvendo um veículo de comunicação em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou aumento no número de homicídios em várias cidades brasileiras em até 8%. Essa mesma pesquisa aponta que sete estados conseguiram reduzir os índices de homicídios dolosos, dentre eles, em primeiro lugar está Roraima.

Para o delegado geral, Herbert de Amorim Cardoso, a redução no número dos crimes de homicídios em Roraima se deve a um conjunto de fatores adotados e implantados pelo Governo do Estado, por meio do Sistema de Segurança Pública.

“Quando ocorreu a intervenção no final do ano de 2018, Roraima vivia um período de horror, com o avanço da criminalidade comandada pelas organizações criminosas, numa disputa sangrenta pelo domínio de território, com a realização de tribunais de crimes diários. Era uma espetacularização da violência, com corpos esquartejados, decapitados e que eram jogados em vários pontos da cidade. Tudo isso aterrorizava a população”, ressaltou.

“Os líderes das organizações criminosas que ordenavam as execuções e os rituais dos tribunais dos crimes estavam reclusos nos presídios. Com a intervenção, houve um excelente trabalho realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania e esses líderes foram isolados. Com isso, reduziu o poder deles junto aos seus seguidores nas ruas de Boa Vista”, destacou.

Paralelamente, conforme o delegado geral, a Polícia Militar e a Força Nacional intensificaram as ações de patrulhamento nas ruas de Boa Vista, coibindo a criminalidade. Ele destacou também a atuação da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) na prisão de vários foragidos do Sistema Prisional.

Outro destaque foi em relação à implantação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Roraima (FICCO), coordenada pela Polícia Federal e integrada pelas polícias Civil e Militar, além da Sejuc e Secretaria de Segurança Pública (Sesp) de Roraima.