Cotidiano

Radares em rodovias federais continuam aplicando multas 

Apesar da intenção do presidente Jair Bolsonaro em acabar com os pardais eletrônicos nas rodovias federais do Brasil, os 12 radares eletrônicos instalados ao longo da BR 174, em Roraima, ainda estão funcionando e multando normalmente.

À Folha, o superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), Pedro Christ, afirmou que a justiça suspendeu o decreto assinado por Jair Bolsonaro e que o governo federal aguarda para ver como será feito o estudo de viabilidade para saber se os medidores de velocidade permanecem ou não nos locais. 

“Sobre Roraima não temos nenhuma determinação ou orientação de Brasília para substituir ou paralisar as autuações de multas nos equipamentos de pardais. Sobre isso vamos aguardar”, afirmou. 

“Estamos até trocando alguns equipamentos que estavam obsoletos para melhorar o tráfego e orientar os condutores de veículos”, disse citando o pardal próximo ao bairro São Bento, na BR 174. “A reforma deste pardal vai acabar com o problema de alguns motoristas que reclamavam que o equipamento não sinalizava a velocidade trafegada e agora vai apresentar a velocidade do veículo na hora que passar”, disse. 

Para ele, o objetivo não é multar, mas conscientizar os condutores de veículos a diminuir a velocidade na estrada, principalmente em locais onde podem ocorrer acidentes e tentar preservar a vida do cidadão. Em exemplo citado, Pedro Christ falou da diminuição de acidentes, inclusive com mortes, próximo aos bairros São Bento e Nova Cidade, no perímetro urbano da BR 174.

“Os acidentes zeraram nestes locais. Nenhuma morte foi registrada depois da instalação dos pardais desde 2014. Houve alguns acidentes de pequenas avarias entre veículos, então isso mostra que os equipamentos estão surtindo efeito desejado, que é evitar mortes no trânsito”, afirmou.

Quanto à reforma dos outros 11 pardais instalados ao logo da BR 174, o superintendente do Dnit disse que o trabalho está sendo feito de forma gradativa.

“A empresa responsável está realizando o trabalho e todos os pardais serão reformados”, disse. São quatro equipamentos instalados no perímetro urbano de Boa Vista, na BR 174; um no Município de Mucajaí; um na entrada do Município de Amajari; um no Município de Caracaraí; um em Rorainopólis – que se encontra desativado devido obras no local – e mais quatro pardais na reserva indígena Wamiri-Atroari;

O superintendente do Dnit em Roraima, Pedro Christ, defende não só a permanência dos pardais nas BRs do Estado, mas a instalação de novos equipamentos. Isso devido à desobediência de muitos condutores de veículos que, segundo o superintendente, não obedecem a placas e cones de sinalização. E citou a liberação da duplicação da BR 401, em frente ao Cidade Santa Cecília, como exemplo.    

“Só liberamos a obra depois que a sinalização vertical e horizontal estava pronta e mesmo assim são cometidas inúmeras irregularidades no local”, disse.

“Houve comunicação informando que o trecho seria liberado, sinalizamos com placas e colocamos cones, mas isso não foi suficiente e condutores passaram por cima dos cones e já houve até acidente grave com um motoqueiro que entrou na contramão e bateu de frente numa caminhonete. E não foi por falta de sinalização, mas de atenção para obedecer à sinalização”, disse. (R.R)