Cotidiano

Ranking aponta BV como uma das 26 cidades mais felizes do Brasil

Uma análise da revista Bula considerou os índices que refletem a satisfação e a qualidade de vida dos moradores dos 5 mil municípios 

Uma análise dos quatro principais relatórios que medem a qualidade de vida da população no Brasil colocou Boa Vista na lista das 26 cidades mais felizes do país. A Revista Bula divulgou o ranking após verificar indicadores que demonstram a sensação de bem-estar da população dos 5.570 municípios brasileiros. Boa Vista é uma das três únicas capitais que aparecem na lista.

Para chegar ao resultado, a Revista Bula analisou o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, publicado pelo PNUD, que classifica as cidades brasileiras de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). E ainda, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), baseado em estatísticas públicas oficiais. Além do Atlas da Vulnerabilidade Social e o Atlas da Violência, divulgados pelo IPEA.

Mesmo diante dos desafios da crise migratória, a cidade apresenta, de acordo com a publicação, condições favoráveis para se viver com qualidade, gerando satisfação por parte de seus moradores.

“Boa Vista mudou muito nos últimos anos, cresceu o número de pessoas que moram aqui e isso influência em várias áreas que nós, cidadãos, percebemos, mas eu não troco esse lugar por nenhum outro, justamente porque sou feliz morando aqui, com minha família. Aqui nós crescemos e tivemos oportunidades”, afirmou o empresário do ramo farmacêutico, Josias Batista de Lima.

Os estudos verificados pela revista Bula analisaram fatores como renda, longevidade, educação, emprego, saúde, saneamento básico e trabalho. “Aqui somos um povo forte que não se abate e recebe as diversidades com resiliência e alegria. A gente vê na dificuldade uma oportunidade para se superar. A gente vence na base da raça, do trabalho, do sorriso e do amor. Parabéns Boa Vista! Felicidade é tudo. É muito amor envolvido”, comemorou a prefeita Teresa Surita.

Além desse resultado, Boa Vista já conquistou outros títulos: a 5ª melhor capital em qualidade de vida (Revista Bula), a 6ª melhor capital em prática de esportes (Pesquisa ‘Vigitel – Vigilância de fatores de risco e proteção de doenças crônicas por inquérito telefônico / Ministério da Saúde), e a 11ª melhor capital para criar filhos (Revista Exame).

Os resultados refletem os investimentos na infraestrutura e todo planejamento feito pela gestão municipal, com obras modernas e os melhores indicadores nas áreas de educação, saúde e geração de renda.

A moradora do bairro Aeroporto, Ingrid Mesquita, de 33 anos, é uma das moradoras que tem muito amor pela cidade. Onde pode usufruir da qualidade de vida que o lugar oferece. Ela adora passear com as filhas na praça, aproveitar o espaço verde, o playground, o ar puro.

“Eu gosto muito dessa cidade, porque é uma cidade alegre, onde a gente pode brincar com a família na praça. Eu sou muito feliz morando aqui em Boa Vista”, garantiu.