Cotidiano

Ranking mostra Boa Vista em 1º lugar no Norte em saneamento básico

A capital roraimense subiu do 45º lugar para a 38ª posição em um ano, mostra a lista de 100 municípios do Instituto Trata Brasil

A capital de Roraima e aniversariante desta quinta-feira (9) possui índices de saneamento básico que a colocam em 1º lugar na região Norte do país, de acordo com o ranking nacional de 2020 do Instituto Trata Brasil.

Boa Vista se encontra atualmente no 38º lugar na lista de 100 municípios e está à frente de capitais como Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. Ano passado a cidade estava em 45º lugar.

Roraima é o terceiro que mais investe em saneamento básico, segundo James Serrador, presidente da Companhia de Água e Esgotos (Caer).

“Boa Vista hoje conta com 99% de distribuição de água potável e com a conclusão da 5ª etapa da rede de esgoto, alcançará 93,6% de cobertura do esgotamento sanitário”, destaca Serrador.

Se comparada a outras cidades da região Norte no ranking do Trata Brasil, Boa Vista fica a frente do Rio Branco (83º), Belém (95º), Manaus (96º), Santarém (97º), Porto Velho (98º), Macapá (99º) e por último Ananindeua (100º).

Serrador ressalta ainda que a cidade recebeu cerca de R$ 600 milhões de investimentos do Governo Federal para a ampliação da rede de distribuição de água e esgoto. “São índices de primeiro mundo e a Caer tem orgulho de fazer parte desse avanço”, finaliza.