Cotidiano

Receita prescrita por médico gera transtorno à família de paciente

O médico emitiu receita médica sem a dosagem e horários para que o medicamento fosse administrado na paciente

A família de uma paciente que está internada no Hospital Geral de Roraima (HGR), tratando complicações da covid-19, relata que um dos médicos que a atendeu receitou um medicamento sem informar a posologia na receita.

“Quando fomos à farmácia para adquirir o remédio que o médico receitou, o farmacêutico informou que não poderia fazer a venda, tendo em vista, que o documento não apresentava a dosagem e horários em que o remédio deveria ser administrado na paciente”, disse uma familiar.

Ainda de acordo com o relato, um tio da moça teria retornado ao HGR para que a receita fosse refeita.

“Ele foi até lá e teve que esperar por horas para que outro médico pudesse atendê-lo e refizesse a receita com as informações corretas. Estamos correndo contra o tempo para ajudarmos a minha sobrinha e ainda temos que lidar com essa situação”, acrescentou.

CRM – Por meio de nota o Conselho Regional de Medicina (CRM) informou que nesta época de pandemia, o qual os profissionais estão atendendo uma demanda de pacientes, pode haver casos como estes, não sendo uma justificativa.

Ainda de acordo com o CRM, nesses casos, o paciente deve procurar o médico e pedir que seja refeita a receita. O paciente, também, pode enviar a receita com as informações completas para o CRM – RR, o qual o médico será chamado para que explique o ocorrido. Já, que neste caso desta receita não há o nome do médico e nem data.

O CRM esclareceu que neste momento de pandemia, os atendimentos internos estão suspensos, porém qualquer dúvida ou problema pode ser enviado pelo e-mail o [email protected] .

SESAU – Por meio de nota a Secretaria de Saúde (Sesau) orientou que a família procure o médico para a realização das alterações necessárias na receita, para que seja efetuada a compra dos medicamentos. Também orienta os familiares a procurar a Ouvidoria da Sesau, pelo número 2121-0590 ou pelo e-mail [email protected], onde serão tomadas as medidas cabíveis.