Cotidiano

Redução de doação de leite afeta bebês internados

Atualmente o Banco de Leite atende a 40 bebês prematuros que estão na UTI neonatal da unidade

O Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, teve redução de 30% no número de doações, após o início do período de distanciamento social adotado em Roraima para minimizar a propagação do coronavírus.

Atualmente o Banco de Leite atende a 40 bebês prematuros que estão na UTI neonatal da unidade, e já enfrenta dificuldades para manter o estoque de leite pasteurizado.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Silvia Furlin, a coleta é segura e feita na casa da própria doadora.

“Temos parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, a partir do projeto Amigos do Peito. Os militares fazem a coleta do leite na casa das mães doadoras de forma adequada, independentemente da quantidade doada, para que elas não precisem se deslocar até o Banco de Leite garantindo todas as medidas necessárias de assepsia e esterilização do material utilizado para a coleta”, informou.

Para se tornar doadora, a mulher deve estar amamentando e ter excedente de leite materno, além de apresentar resultados negativos nos exames de HIV e VDRL, que diagnostica a sífilis. Atendendo a estes pré-requisitos, é só ligar para (95)98414-0772.