Cotidiano

Reduz número de pessoas endividadas em Roraima

Famílias roraimenses apresentam o menor índice de endividamento desde 2014

O número de pessoas endividadas em Roraima caiu e atingiu o menor percentual desde junho de 2014. Segundo a análise feita pela Fecomércio-RR com base na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, em agosto deste ano 61 mil famílias roraimenses estavam endividadas.

Para o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima, “a redução no percentual de endividados é ainda maior se comparado com o mesmo período do ano passado, com diminuição de 9,6%. Outro índice que também caiu, foi o número de pessoas com contas em atraso, saindo de 37,3% em julho para 35,8% em agosto, contudo ainda existem cerca de 33 mil famílias com contas em atraso’, destacou Martinez.

O único indicador que permaneceu estável no mês de agosto foi o de famílias que não podem pagar suas contas. Um pouco mais de 2 mil famílias afirmam não ter condições de pagar o que devem e entre os principais tipos de dívidas o cartão de crédito está em primeiro lugar. Para o Presidente da Fecomércio-RR, “a perspectiva de renda extra com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep podem melhorar esse cenário”.

DADOS

As principais dívidas das famílias roraimenses: Cartão de crédito (61,2%); carnê de lojas (37,4%); crédito pessoal (16,8%); e cheque especial (13,4%). Essas dívidas comprometem em média 27,8% da renda das famílias e se alongam por 7 meses. Dentre aqueles que tem contas em atraso, o tempo médio que elas estão vencidas é de 51,2 dias.