Cotidiano

Reforma da Feira do Produtor é iniciada e deve durar 180 dias

A obra será feita por partes e custará R$1,3 milhão

A empresa contratada para fazer a reforma da Feira do Produtor já iniciou o trabalho. A informação foi dada pelo Governo de Roraima, que disse ainda que a reforma será feita por partes e tem prazo de conclusão de 180 dias. O local é administrado pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater). O valor da obra é de R$1,3 milhão.

A Feira do Produtor foi criada na década de 80, sendo hoje, o local de trabalho para muitos agricultores do Estado. E mesmo com a diversidade de produtos de hortifrúti em supermercados e frutarias, o local continua sendo procurado por muitos consumidores e fonte de renda de muitas famílias que ali trabalham. Sem reforma por muitos anos, o local enfrenta problemas estruturais.

A feirante Maria de Jesus, 54 anos, comenta os problemas atuais da feira: “Aqui sempre falta água, a rede de esgoto está com defeito e o mau cheiro fica invadindo. Quando os clientes saem daqui, eles comentam sobre a sujeira”, reclama.

Ela mora no interior e durante a semana precisa dormir no alojamento da feira, mas disse estar com problemas por lá também. De acordo com Maria, o local precisa de uma reforma para a melhoria do saneamento básico. 

Quem frequenta a feira, vê de perto as dificuldades dos trabalhadores no dia a dia. “Às vezes eles precisam trabalhar na chuva, porque a cobertura daqui está cheia de buracos e molha  tudo”, disse Daiane Souza, 32,  que faz suas compras na feira há mais de 20 anos. 

A mulher também revelou estar contente com a notícia de que a feira passará por uma reforma: “Vai  ser ótimo!  É um conforto que o consumidor estava precisando. Fico feliz também pelos vendedores, eles merecem um lugar melhor para trabalhar. Todo mundo vai sair ganhando”, disse. 


A Feira do Produtor foi criada na década de 80, sendo hoje, o local de trabalho para muitos agricultores do Estado (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Aqui é uma área de  feira livre que tem alimento, os boxes devem ser mais organizados e higienizados. E com a reforma as vendas devem melhorar, porque as pessoas sempre gostam de comprar em um ambiente limpo, né?”,  concluiu  o vendedor Antônio Fernandes, de 46 anos. 

O Iater informou que nenhum feirante será prejudicado durante a reforma, pois ela vai acontecer por etapas. Esclareceu também que está abrindo um novo processo licitatório para contratação de empresa para o serviço de limpeza, asseio e conservação.