Cotidiano

Reforma da residência universitária deve ser concluída em abril

O prédio está em reforma desde julho de 2020 e a UFRR garante que a previsão de conclusão da obra é na primeira quinzena de abril

Em julho de 2020, durante a pandemia, os estudantes que ainda moravam no prédio de Residência Universitária da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foram notificados, para que deixassem o espaço em sete dias, pois seria iniciada uma reforma. Seis meses depois, a estrutura permanece em obras, mas a universidade garantiu que a reforma deva ser concluída no próximo mês de abril.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vitória Maduro, informou à reportagem da FolhaBV que a reforma no prédio da Residência Universitária era necessária, porém os estudantes que moravam lá ficaram desamparados, pois não tinham família na Capital ou no estado. Além disso, o aviso prévio para eles saírem do prédio era de menos de uma semana.

“Quando iniciou a reforma, cerca de cinco ou seis alunos permaneceram aqui. Destes, dois foram pra casa de amigos para morar de favor e os outros foram realocados no prédio do Ciclo Básico, que não tem infraestrutura para abrigar pessoas. Então, oferecemos o prédio do DCE para eles ficarem lá por um tempo, já que a previsão era de terminar a obra em 45 dias. A reforma, que nem era algo muito grande, ficou um tempo parada por falta de materiais”, relatou a presidente do DCE.

Entretanto, Vitória disse que depois de alguns meses, o diretório precisou novamente do prédio, pois voltaram a trabalhar presencialmente. Então, os estudantes foram realocados em outros blocos da universidade.

Felipe Assunção, 24 anos, veio do Amazonas em 2019 para cursar Antropologia na UFRR e mora no alojamento universitário desde então. Segundo ele, logo depois de serem realocados o semestre remoto da universidade iniciou, o que dificultou ainda mais a situação dos estudantes.

“Foi uma fase muito complicada, porque é uma situação em que, além de ter que lidar com o ensino remoto, a gente tinha que viver em um ambiente que não era apropriado para moradia. Nossa saúde mental ficou bem abalada”, desabafou Felipe.

O estudante, que retornou recentemente do estado de origem, permanece morando no prédio do Ciclo Básico junto com outros três jovens.

OUTRO LADO – Por meio de nota, a UFRR informou que a previsão inicial para a realização dos serviços era de 45 dias, contudo a equipe da Pró-reitoria de Infraestrutura da Universidade Federal de Roraima (Proinfra/UFRR) constatou a necessidade de adequações adicionais, não contempladas no escopo inicial.

Esclareceu ainda que as adequações demandaram acréscimo de tempo na execução da obra, especialmente pela falta de material em quantidade suficiente para atender à nova demanda, devido à pandemia. A previsão de conclusão é na primeira quinzena de abril”.