Cotidiano

Regys Freitas é reeleito para mais quatro anos na UERR

Compareceram à votação 460 eleitores, entre alunos, técnicos e professores, e a chapa dele recebeu 373 dos 384 votos válidos, sem computar os nulos

A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Roraima (UERR) reelegeu na última sexta-feira (29), para mais quatro anos de mandato, o atual reitor, Regys Freitas, que concorreu com chapa única.

Compareceram à votação 460 eleitores, entre alunos, técnicos e professores, e a chapa dele recebeu 373 dos 384 votos válidos, sem computar os nulos.

Dos 97 professores que compareceram, 76 votaram na Chapa1 e 21 votaram em branco ou nulo. Entre os técnicos, obteve 84 votos dos 96 que compareceram, e 12 votaram em branco ou nulo. Dos votos dos acadêmicos, Regys Freitas recebeu 213 dos 267 que compareceram, e 54 votaram em branco ou nulo.

Em números oficiais, levando-se em conta o peso por classe, já que os professores somam 70%, técnicos 20% e acadêmicos 10%, a chapa vencedora obteve 80,32% do total de votos, brancos somaram 2,39%, e nulos 16,52%.

A votação teve início às 9 horas nos 5 campi da Instituição, terminando às 21 horas. A apuração entrou pela madrugada, aguardando as urnas de São João da Baliza e Rorainópolis.

As eleições na UERR contaram com a presença do presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, Antonio Guedes Rangel Junior, que veio como observador da entidade, devido à intervenção realizada pelo Governo Estadual no final do mês de outubro, um dia antes de começar o processo eleitoral na UERR.

“Vim para acompanhar o processo para que eu possa levar ao conjunto de reitores uma visão da Universidade, uma visão do processo eleitoral, e orientar a todos no sentido de uma tomada de posicionamento político, caso se mostre necessário. A minha vinda aqui não é pra defender o reitor ou outra chapa, se tivesse. É para preservar princípios institucionais em defesa de um processo democrático na universidade. É levar ao conjunto de reitores uma opinião, uma leitura sobre o quadro que a universidade enfrenta”, concluiu.

Esta é a segunda eleição para escolha da reitoria da UERR. A primeira ocorreu no final de 2015. Apenas uma chapa, encabeçada pelo atual reitor, Regys Freitas e como vice Cláudio Travassos, concorreu.