Cotidiano

Reitor da UERR emite nota sobre intervenção

Confira nota na íntegra

O reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Regys Freitas, emitiu nota de esclarecimento sobre a intervenção estadual ocorrida na manha desta quinta-feira (31), na Universidade Estadual de Roraima.

Nota na íntegra:

Mais uma vez a Universidade Estadual de Roraima experimenta um capítulo triste em sua história, em que as forças políticas, contrárias ao processo eleitoral e democrático na Instituição, tentam praticar a ingerência administrativa com uma única finalidade: a busca cega pelo poder.

Desde o início desse ano, tenho sido alvo todos os dias de diversas notícias falsas, que atribuem a mim desvios de condutas, que atacam diretamente a minha honra profissional, a da minha equipe e da nossa Instituição. E que foram intensificadas quando do início do Processo Eleitoral. Nos últimos 4 anos tenho administrado a UERR com toda a probidade e compromisso de alguém que pertence à carreira de docente efetivo e quer o crescimento e melhoria da Instituição.

Foram muitos avanços e muitas conquistas em que transformamos aquela Unidade em uma verdadeira Instituição de Ensino Superior: implantação do curso de Medicina, criação do campus de Excelência aplicada à Educação, reformas na estrutura e laboratórios, aumento das notas no ENADE de diversos cursos, bem como outras melhorias.

Mas para aqueles que desejam alcançar o posto de Reitor e Vice-Reitor a todo o custo, sem passar pelo crivo do voto, não só fazem com que se submetam a todo e qualquer tipo de apoio e acordo, mas sobretudo, permitem que todas as garantias institucionais que já alcançamos possam ser regredidas, negociadas e subvertidas, incluindo a nossa autonomia.

Intervenção politica há um dia do começo da campanha eleitoral, recheada de um espetáculo pitoresco, com uso de força policial, com utilização de fundamentos inidôneos e ilegais, não só representa o autoritarismo em face de uma Instituição que vive pela democracia e pela produção do conhecimento, representa o verdadeiro retrocesso do Estado Democrático de Direito contra quem cumpre, inclusive, mandato eleitoral. De maneira alguma aceitarei a pecha colocada sobre a minha administração e da minha equipe, e uma mentira contada várias vezes não se tornará uma verdade. Para tanto, serão buscados todos os meios legais para o restabelecimento da ordem e da legalidade.

Regys Freitas