Cotidiano

Remédios apreendidos serão doados a hospitais e sistema prisional

Os medicamentos foram apreendidos no município de Pacaraima e foram entregues ao Núcleo de Saúde do MPRR pela Receita Federal, na última sexta-feira (1º)

Mais de 300 caixas de medicamentos serão destinadas para o enfrentamento da pandemia, em Roraima, pelo Gabinete de Gerenciamento de Crise Covid-19 do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR).

Os medicamentos foram apreendidos no município de Pacaraima e foram entregues ao Núcleo de Saúde do MPRR pela Receita Federal, na última sexta-feira (1º).

Os remédios, entre antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e medicamentos para hipertensão e diabetes, serão encaminhados para o Hospital de Campanha do Exército Brasileiro na capital e para o Sistema Prisional Estadual.

A iniciativa é resultado de um Termo de Cooperação firmado, em abril deste ano, pelo Ministério Público de Roraima e a Delegacia da Receita Federal do Brasil, em Boa Vista com a intenção de viabilizar o reaproveitamento de produtos provenientes de apreensões por órgãos que atuam na promoção da saúde e dignidade humana.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde do MPRR, a médica Mariângela Nasário, todos os medicamentos foram avaliados por três profissionais, a coordenadora, uma infectologista e uma psiquiatra, que verificaram a qualidade, prazo de validade e também separaram os remédios para cada grupo de pacientes.

“Nós seguimos uma lista enviada pelos órgãos a respeito das principais demandas e já direcionamos os remédios com base no perfil das pessoas atendidas. As necessidades dos públicos masculino e feminino do Sistema Penitenciário são diferentes, assim como a do Hospital. Trabalhamos para que todos os órgãos recebam a medicação que mais precisam e possam, assim, prestar um bom atendimento à população”, ressaltou a médica.