Cotidiano

Remédios deverão chegar na próxima semana; entre eles azitromicina

Entre os medicamentos está azitromicina, claritromicina, ceftriaxona, enoxaparinaentre

O secretário de Saúde, Olivan Júnior, anunciou que estará chegando em Boa Vista um carregamento com medicamentos, e que inclusive já está no aeroporto de Guarulhos (SP). São 57 pallets de remédios para a saúde estadual, como azitromicina, claritromicina, ceftriaxona, enoxaparinaentre, entre outros.

“Essa quantidade não cabe somente em uma aeronave e, por conta disso, estamos conversando com o Ministério da Saúde e com a Casa Civil Federal para acharmos a melhor maneira de trazer esse quantitativo de uma vez só. São medicamentos de A à Z, para suprir a necessidade da população, porque estávamos desabastecidos”, garantiu o secretário, informando que acredita em conversa produtiva com os representantes do governo federal. “Sendo assim, os remédios deverão chegar na próxima semana”.

EPIS – “Se tudo der certo, ainda nesta quinta-feira (28), deverá chegar à última parte das 45 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adquiridos pelo governo do estado. Já recebemos 15 toneladas que chegaram na última quinta-feira 21”, comentou o secretário.

Olivan disse que os itens recebidos anteriormente já estão sendo distribuídos para outras unidades estaduais de saúde, o que deve ser entregue até o início da próxima semana, e que boa parte desse material também será entregue à Área de Proteção e Cuidados (APC), como parte do termo de cooperação técnica assinado entre o Governo Federal e a Operação Acolhida.

“O fornecimento desses EPIs ajudará a cobrir o atendimento nos 80 leitos do Hospital de Campanha durante o período de 30 dias. Mas já estamos trabalhando para que, após esse período, tenhamos sempre em estoque, para assim não faltar nesse momento em que precisamos atender a população”, ressaltou o secretário.