Cotidiano

Renda Cidadã ainda não tem data para iniciar pagamento

A Setrabes informou que após a entrega da documentação dos selecionados, informará a data de pagamento, onde os contemplados receberão de forma retroativa os meses de abril e maio

Criado em setembro de 2019 para substituir o Crédito do Povo, o programa social Renda Cidadã, ainda não começou a ser pago aos beneficiários.

O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa em abril deste ano, e visa o pagamento de R$200 para três mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Procurada pela FolhaBV, a  Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) informou que, no momento está recebendo a documentação dos beneficiários do programa Renda Cidadã na sala 21 da Secretaria, obedecendo às medidas de segurança de saúde contra a Covid-19.

De acordo com a Secretaria, até agora foram selecionadas 896 famílias, das quais integram todas as condicionalidades previstas na proposta de lei de criação do programa, e sancionada pelo governador Antonio Denarium no mês de abril.

Ainda de acordo com a pasta, as visitas serão retomadas gradualmente com base nos dados disponibilizados pelo CadÚnico, na Capital e nos municípios, onde as equipes formadas por servidores conferem as informações para a contemplação dos 3 mil beneficiários nesta primeira fase.

Segundo a Setrabes, as equipes também realizaram em todo o Estado 2.591 visitas, das quais 1.337 foram considerados inaptas por não abranger todas as condicionantes estabelecidas para integrarem o programa, e que ainda, durante as visitas, 334 endereços não foram encontrados; destes 188 contabilizam mudança de endereço e não informado; 110 já recebem outro benefício social. Deste total, foram constatados dois falecimentos.

A Setrabes acrescentou que após a entrega da documentação dos selecionados, informará a data de pagamento, onde os contemplados receberão de forma retroativa os meses de abril e maio.