Cotidiano

Reportagem vencedora abordou espectro autista

As duplas participantes da Maratona Infothon escreveram matérias que abordavam a Primeira Infância

A experiência de uma redação jornalística foi vivida por nove duplas de estudantes de Comunicação Social nessa terça-feira, 26. Elas participaram da Maratona de Informação do Infothon de Boa Vista, que premiou as três melhores reportagens sobre o tema Primeira Infância.

A dupla formada pelos estudantes Laís Pereira Muniz e Lucas Machado Sechi foi a vencedora da maratona. Os universitários Luiz Valério da Silva e Érico Veríssimo Gomes de Almeida ficaram em segundo lugar. A terceira colocação foi para a dupla composta pelas estudantes Adriele Pereira de Souza e Lauany Gonçalves Costa.

A dupla vencedora apresentou a reportagem: “Primeira infância em Boa Vista auxilia no desenvolvimento de crianças com espectro autista”, que contou a história de Moisés Fernando, um menino autista de uma família de imigrantes venezuelanos que mora em um abrigo improvisado de Boa Vista e estuda em uma escola municipal.

“A gente estava esperando o momento de contar a história deles, tanto que hoje a gente nem sabia que ia encontrar eles lá [no abrigo], aí eu falei para o Lucas, ‘vamos lá e tentar falar com alguém’. A gente conversou com eles, falou que não tinha esquecido a história deles, que a gente tinha a oportunidade de contar pra todo mundo como eles são pessoas boas, trabalhadoras. A gente falou: “a gente quer contar a história de vocês, quer que isso tome proporções gigantescas”, contou Laís.

Lucas comemorou a experiência de viver na prática o jornalismo e poder contar boas histórias. “É inacreditável, eu estou muito feliz e agradecido por toda a equipe do Infothon por ter dado essa oportunidade, tanto aos calouros de jornalismo quanto quem está na área, de provar que a gente tem capacidade de chegar além do que esperam da gente. A gente conseguiu mostrar que sabe fazer bem uma reportagem. Estou doido pra ver o que minha mãe vai falar, acho que ela já está chorando muito”, disse.

Na segunda-feira, 25, e primeiro dia do evento, foi lançado oficialmente o Observatório da Gestão Municipal de Boa Vista, ferramenta que vai disponibilizar dados e indicadores sobre diversas áreas do município. Um dos itens do edital da maratona, indicava que os participantes deveriam utilizar informações disponibilizadas no site.

Conheça as reportagens vencedoras:

1º lugar 

“Primeira infância em Boa Vista auxilia no desenvolvimento de crianças com espectro autista”

Dupla: Laís Pereira Muniz e Lucas Machado Sechi

2º lugar

“Boa Vista tenta vencer impactos da imigração na primeira infância”

Dupla: Luiz Valério da Silva e Érico Veríssimo Gomes de Almeida

3º lugar

“Investimentos da Primeira Infância transformam o lazer em Boa Vista”

Dupla: Adriele Pereira de Souza e Lauany Gonçalves Costa