Cotidiano

Representante de ministério se reúne com garimpeiros 

Comandante Jeferson Oliveira afirmou que na quarta-feira (13), o ministro Bento Albuquerque receberá as lideranças do movimento garimpeiro

O representante do Ministério de Minas e Energia, comandante Jeferson Oliveira, já está em Boa Vista. Ele está a caminho do trecho bloqueado na BR-174, onde se reunirá com os garimpeiros na tentativa de desbloquear a rodovia, que está interditada desde segunda-feira (4), por conta da retirada de garimpeiros e outros trabalhadores de áreas indígenas, em uma ação do Exército.

Em entrevista exclusiva ao jornal Folha de Boa Vista, comandante Jeferson informou que o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, determinou que ele viesse à Boa Vista para auxiliar o Governo de Roraima na solução de desobstruir o trecho da BR-174. 

“Os garimpeiros são trabalhadores, são honestos, são brasileiros que precisam do nosso apoio para trabalhar. E nosso ministério está trabalhando no sentido de que futuramente a mineração possa ocorrer com mais tranquilidade. Contudo, no momento, temos um problema grave, porque Roraima não tem uma linha de alta tensão juntamente com as outras capitais do nosso país e depende das usinas termelétricas, para prover essa energia ao povo de Roraima”, disse o comandante Jeferson.

“Temos que lembrar que tem muita gente na UTI do Hospital de Geral de Roraima, muita criança que está precisando dessa energia e não se pode interromper o tráfico dos caminhões de óleo diesel para alimentar as termoelétricas. Portanto, eu peço a todos os garimpeiros, indígenas, para desbloquear a rodovia, de modo que regularize o abastecimento do óleo diesel proveniente de Manaus para Boa Vista”, ressaltou o representante do Governo Federal

Ele afirmou que na quarta-feira (13), o ministro Bento Albuquerque receberá as lideranças do movimento garimpeiro. “Esse encontro em Brasília é para que essa situação seja contornada”, comentou.

A vinda do comandante Jeferson Oliveira foi intermediada pelo Governo de Roraima, por meio do secretário de Segurança Pública de Roraima, coronel Oliveira Júnior.